GOVERNADOR VALADARES (MG): Comitê de combate ao Aedes reúne o poder público, líderes religiosos e comunitários

O objetivo é discutir e estruturar ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya do vírus Zika.

 
 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, Governador Valadares montou Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti. O objetivo é discutir e estruturar ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya do vírus Zika. Representantes das secretarias municipais, líderes comunitários e de igrejas da cidade integram o comitê. As reuniões acontecem de 15 em 15 dias. Vânia Tavares é diretora de Vigilância em Saúde de Governador Valadares e também coordena o comitê. Ela explica o funcionamento da sela e ressalta a importância do trabalho integrado para enfrentar o mosquito na região.
 
SONORA: Vânia Tavares de Andrade, diretora de Vigilância em Saúde e coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti
 
“A gente uniu forças montando esse comitê com representantes de todo o governo, da sociedade civil organizada, do Executivo, Legislativo, da associação comercial, Policia Militar e Civil, igrejas católicas e evangélicas, Bombeiros. Nós unimos um grupo grande para unir forças e buscar soluções para tentar erradicar o mosquito. Porque, com várias cabeças pensantes, a gente consegue ter uma efetividade maior nas ações”.
 
REPÓRTER: O envolvimento e a participação efetiva de toda a comunidade também é muito importante nessa batalha. O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi, explica que os ovos do mosquito resistem 450 dias nos criadouros. Por isso, cada um deve ficar atento aos lugares que acumulam água, para evitar que o mosquito nasça.
 
SONORA: Antonio Carlos Nardi, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
 
“O mosquito Aedes aegypti tem uma capacidade muito rápida de proliferação e consegue colocar os seus ovos em qualquer lugar com pequenas quantidades de água. Os ovos têm duração de até 450 dias, por isso, elimine totalmente da sua casa, do ambiente de trabalho, do ambiente de convívio social, todo e qualquer recipiente que possa, no futuro, juntar água parada. Vistorie a sua casa e fique atento a todos os lugares podem se tornar criadouros do mosquito. Envolva também seus colegas em ações de combate ao mosquito, para que não deixemos ele nascer. Sobretudo, porque o Aedes é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está em seu trabalho”.
 
REPÓRTER: Participe da luta contra o mosquito. Proteja a sua saúde e a da sua família. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika no site do Ministério da Saúde. Acesse:combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.