GOIÁS: Estado reduz em 90% os focos do mosquito Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O esforço dos goianos para acabar com os criadouros do Aedes aegypti está dando certo. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, o estado conseguiu reduzir 90 por cento dos focos do mosquito. O número é uma vitória no combate ao vetor, que além de transmitir a dengue e a febre chikungunya, também pode causar o Zika, vírus que está relacionado ao nascimento de bebês com microcefalia. Para que Goiás continue diminuindo os índices de infestação, agentes de saúde e endemias vão continuar vistoriando, até junho, os lares da população. O objetivo é orientar os moradores sobre os jeitos de acabar com o mosquito e ajudar eliminar os focos que existem nos imóveis. Por isso, o Secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, pede a colaboração com o trabalho dos profissionais.

 
SONORA: Leonardo Vilela, Secretário de Saúde do Estado de Goiás
 
“É fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti a visita do agente comunitário de saúde, do agente de combate a endemias. Esses profissionais estão preparados para identificar os criadouros, para eliminá-los, e para orientar a população sobre o que fazer para não deixar com que isso aconteça novamente. Por tanto receba bem o agente de saúde, ouça e aprenda com ele o que é necessário fazer para prevenir os focos do mosquito da dengue, da Zika e do chikungunya.”
 
REPÓRTER: Como o índice de infestação do Aedes diminuiu, automaticamente menos pessoas tiveram dengue. O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que, nos dois últimos meses, Goiás saiu de dez mil 311 notificações para dois mil 126. Mesmo assim, este ano já acumula mais casos do que ano passado. É por isso que, em todo o estado, o esforço para acabar com o mosquito precisa ser contínuo. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, explica como você pode fazer a sua parte.
 
SONORA: Antônio Nardi, secretário de Vigilância em Saúde
 
 “Não se esqueçam: também devemos fazer a nossa parte e reservar 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa e acabar com os focos do Aedes aegypti. Envolva toda a sua família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.  
 
REPÓRTER: Para saber mais sobre como você pode proteger a sua família e a sua vizinhança das doenças que o Aedes transmite, acesse: combateaedes.saude.gov.br
 
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.