GOIÁS: Estado necessita de doações de tipos sanguíneos positivos e negativos

Estoques estão baixos e Hemocentro convoca a população para contribuir com doações

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


LOC.: O Estado de Goiás passa por dificuldades na captação de sangue. Segundo o diretor do Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás, Arione de Paula, atualmente a unidade necessita de doações para todos os tipos sanguíneos. A importância de realizar esta ação é a de poder salvar até quatro vidas com uma bolsa de sangue. Outro problema que o Hemocentro da capital apresenta é a baixa quantidade de plaquetas, que também auxiliam pacientes em reabilitação. O diretor também diz que o gesto é único e só assim, todas as regiões do estado poderão ser bem atendidas.

TEC./SONORA: Arione de Paula, diretor do Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás.


“O sangue é impar. O sangue é único. O sangue não tem similar. O sangue não tem genérico. O sangue você não sintetiza ele em laboratório. O sangue você não compra ele em farmácia. Só esse gesto de boa vontade, de ir ao Hemocentro e deixar 400 ml de sangue no hemocentro, é que nós vamos ter esse sangue disponível para atender a demanda de todo o Estado de Goiás.”

LOC.: Um exemplo do uso do sangue é para pacientes de doenças crônicas, como a hemofilia, que dependem muito das doações. Só assim, pode ser fabricado o remédio que melhora a qualidade da coagulação do sangue de quem possui este problema de saúde. É o caso do Presidente da Associação de Hemofílicos do Estado de Goiás e comerciante de 50 anos, Jorge Porto. Ele descobriu a doença aos 11 e comenta que mesmo com a evolução dos tratamentos, a doação é de suma importância e a população precisa se conscientizar mais.

TEC./SONORA: Jorge Porto, comerciante e presidente da Associação de Hemofílicos do Estado de Goiás.

“As pessoas precisam se conscientizar mais que todos precisaram de sangue. A gente pede muito para que as pessoas, voluntariamente, façam as suas doações. Principalmente os que estão acostumados a fazer, porque a gente sempre se não necessita através de fatores de coagulação, a gente necessita de transfusões em casos eventuais.”

LOC.: Para doar sangue, a pessoa deve estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás está localizado na Avenida Anhanguera, no Setor Coimbra, em Goiânia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete e meia da manhã às seis da tarde. O telefone para contato é o 3201-4564. Repetindo: 3201-4564. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para outras informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.