GOIÁS: Em março, cerca de 75% de imóveis foram visitados no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Goiás continua firme na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Na segunda fase da mobilização nacional de combate ao mosquito, que aconteceu em março, quase um milhão e 800 mil imóveis foram visitados por agentes de saúde e endemias, que orientam a população e ajudam a eliminar os criadouros do Aedes de dentro de casa. Isso significa que 75% das residências goianas foram visitadas. Apesar disso, nem todos os moradores estão em casa ou aceitam receber o agente na hora da vistoria, e cerca de 280 mil imóveis que foram visitados não foram limpos, já que o profissional não pôde entrar para fazer o trabalho. O ciclo de mobilização e controle vai continuar até o mês de junho e, por isso, o Secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, faz um apelo para que a população colabore com os agentes.

 

SONORA: Leonardo Vilela, Secretário de Saúde do Estado de Goiás

 “É fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti a visita do agente comunitário de saúde, do agente de combate a endemias. Esses profissionais estão preparados para identificar os criadouros, para eliminá-los, e para orientar a população sobre o que fazer para não deixar com que isso aconteça novamente. Por tanto, receba bem o agente de saúde, ouça e aprenda com ele o que é necessário fazer para prevenir os focos do mosquito da dengue, da Zika e do chikungunya.”

 

REPÓRTER: Em Goiás, 107 pessoas tiveram Zika. O vírus é motivo de preocupação principalmente para as mamães, já que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. E 82 recém-nascidos estão passando por exames, no estado, com suspeita de terem a doença. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, pede para que todas as pessoas pensem nas mães dessas crianças e ajudem a combater o mosquito.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”

 

REPÓRTER: No Brasil, quase 29 milhões de imóveis já foram vistoriados. Além da visita dos agentes de combate ao mosquito, a colaboração de toda a população para não deixar água parada, é fundamental. Mais informações sobre como você pode ajudar a acabar com o mosquito podem ser encontradas na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.