GOIÁS: Autonomia da Polícia Federal tem apoio da população do Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A campanha pela autonomia financeira e administrativa da Polícia Federal tem ganhado força em Goiás. Ao longo das manifestações que ocorreram durante o mês de março, contra a corrupção e o governo Dilma Rousseff, manifestantes foram às ruas de Goiânia, Anápolis, Jataí e Rio Verde com cartazes que pediam a aprovação de uma Proposta de Emenda a Constituição, a PEC 412, que prevê a autonomia da entidade em relação ao governo federal. Atualmente, a PF é subordinada ao ministério da Justiça e, por isso, cabe ao governo Federal escolher o diretor-geral da corporação e definir em que os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. A PEC 412 espera para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ da Câmara dos Deputados. O deputado Federal, João Campos, do PSDB goiano, relator do projeto na comissão, informou que aguarda apenas a nova composição da CCJ para colocar a PEC em votação
 
SONORA: deputado Federal, João Campos, PSDB-GO
“O quê se pretende com a PEC 412? É impedir que o governo, como vem ocorrendo, é que, na medida em que, a Polícia Federal, como polícia judiciária, tenha autonomia para realizar a investigação, e aí o governo não pode interferir, o governo não encontre caminhos oblíquos para inviabilizar a investigação, não garantindo recursos orçamentários, financeiros”.
 
REPÓRTER: Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro ao Congresso Nacional está sendo assinada pela população. De acordo com a ADPF, o documento já conta com mais de 300 mil assinaturas. A expectativa da associação é de que, nos próximos meses, dois milhões de pessoas assinem o documento. O ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, ressalta que a Polícia Federal é uma instituição de Estado e precisa ter autonomia para continuar as ações de combate à corrupção sem interferências.
 
SONORA: ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior
“A Polícia Federal não é um órgão de governo. É um órgão de Estado. Ela merece pelos seus trabalhos e por aquilo que ela tem realizado em prol da Democracia, ser reconhecida como autônoma”.
 
REPÓRTER: Para assinar o documento que pede a autonomia da Polícia Federal, basta acessar o site da ADPF. O endereço eletrônico é adpf.org.br
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.