GOIÁS: Até meados de abril, 14% de imóveis no estado receberam a visita de agentes de combate ao Aedes

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti não para em Goiás. Para combater o transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika, mais de 10 mil agentes de saúde e endemias estão mobilizados em todo o estado para vistoriar as casas da população e ajudar a eliminar os focos do mosquito. De acordo com o Ministério da Saúde, nas duas primeiras semanas de abril, quase 323 mil imóveis foram visitados pelos profissionais. Isso significa 14% das casas que existem no estado.  Nem todos os moradores, porém, estão em casa ou aceitam receber o agente na hora da vistoria. Por isso, quase 56 mil imóveis visitados não passaram pela vistoria, já que o agente não pôde entrar para acabar com os criadouros. Para aumentar o número de casas que não têm focos do mosquito, o secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, faz um apelo para que a população colabore com os agentes, já que o ciclo de visitas continua até o fim de abril.
 
SONORA: Leonardo Vilela, secretário de Saúde do Estado de Goiás
 
 “É fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti a visita do agente comunitário de saúde, do agente de combate a endemias. Esses profissionais estão preparados para identificar os criadouros, para eliminá-los, e para orientar a população sobre o que fazer para não deixar que isso aconteça novamente. Por tanto, receba bem o agente de saúde, ouça e aprenda com ele o que é necessário fazer para prevenir os focos do mosquito da dengue, da Zika e do chikungunya”.
 
REPÓRTER: Todos os agentes de saúde e endemias podem ser reconhecidos pelos moradores porque eles usam uniformes e credenciaisA Secretaria de Saúde de Goiás informou que Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde estão entre as localidades com muita infestação do mosquito. É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais de combate ao mosquito, a recomendação é que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
REPÓRTER: Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias que percorrem, diariamente, as ruas de municípios para vistoriar as casas da população brasileira.  Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.