GOIANÉSIA (GO): Apenas 23% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Santa Rita do Novo Destino também está com vacinação abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos com segunda dose da vacina contra HPV, disponível nos postos de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Goianésia, município situado no Vale do São Patrício, região central do estado de Goiás, a procura pela segunda dose da vacina contra o HPV está baixa. O caso não é um dos piores quadros do país, mas segundo dados do Ministério da Saúde, Goianésia registrou que, 23 por cento das meninas de 11 anos procuraram a vacina. Já entre o grupo 12 a 14 anos a procura foi de aproximadamente 16 por cento. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 75 por cento. Segundo a coordenadora da área de Imunização do município, Natália Teixeira Vinhal, boa parte da baixa procura se dá pelo período de férias escolares. De acordo com a coordenadora, as adolescentes estão esperando a campanha voltar para as escolas.
 
SONORA: Coordenadora do PNI, Natália Teixeira Vinhal
 
“ A maioria da população está esperando mesmo que a gente volte nas escolas, foi algumas informações que a gente teve de algumas adolescentes e mães mesmo. No momento que a gente ligou atrás para questionar o motivo de não ter ido e pedir para ir eles falaram:  a gente estava aguardando ir na escola. Com essa situação a gente prefere ir nas escolas para pegar essa população que ainda não tomou a segunda dose.”   
 
REPÓRTER: Natália Vinhal afirma que, pais e adolescentes, que moram em Goianésia, também estão com medo das reações que a vacina pode causar. A coordenadora explica que no município foram registrados algumas reações, mas que segundo ela, os casos não tem relação direta com a vacina do HPV.
 
SONORA: Coordenadora do PNI, Natália Teixeira Vinhal
 
“No município a gente teve algumas pre-adolescentes que tiveram reações sim e todas foram notificadas e foram avaliadas pelo núcleo do estado e nenhuma foi complicação referente a vacina mesmo. Então todas foram orientadas a fazer novamente a segunda dose.”
 
REPÓRTER: Em cidades próximas, como Santa Rita do Novo Destino, que fica a 21 quilômetros de Goianésia, a situação não é diferente. A taxa vacinal em meninas de 11 anos está em 16 por cento. Já em garotas de 12 e 13 anos a procura está em 20 por cento. O caso mais grave é das adolescentes de 14 anos, que ainda não tomaram segunda dose da vacina. A responsável pela atenção básica no município, Isaura Vieira da Cunha, explica que, a exemplo de Goianésia, em Santa Rita do Novo Destino, a baixa procura é resultado pelo medo de reações da vacina. Segundo Isaura Vieira, as equipes de técnicos do município estão fazendo um trabalho de conscientização para vacinar as adolescentes.
 
SONORA: Enfermeira, Isaura Vieira Cunha
 
“A gente está fazendo a busca ativa através dos agentes comunitários de saúde para ir atrás das adolescentes e a gente está sim explicando os beneficios quanto à prevenção do câncer do colo do útero, a eficácia dela enquanto tomar na adolescencia.”
 
REPÓRTER: Neste período de férias, as adolescentes devem procurar o posto de saúde mais próximo com o cartão de vacina para vacinar contra o HPV. Em Goianésia, as meninas entre 11 a 13 anos de idade podem ir a um dos três postos de saúde da cidade ou ao Sindicato Rural. Em Santa Rita do Novo Destino, a vacinação é no Posto de Saúde Verdelândia, que fica na rua principal da cidade.

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.