GESTÃO: Saúde destaca ações para tornar gasto público mais eficiente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Próximo de completar um ano, a atual gestão do Ministério da Saúde já totaliza quase três bilhões de reais em eficiência econômica. A quantia foi empregada para expandir e qualificar a assistência à população. Foram habilitadas 126 UPAs, que funcionavam sem custeio federal, 340 novas ambulâncias para renovação da frota do SAMU e aumento na oferta de mais medicamentos. Além de quase seis mil serviços de saúde contemplados em todo o Brasil. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, resume como foi possível melhorar a eficiência na aplicação dos recursos financeiros.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“A eficiência da gestão, reaplicação dos recursos economizados em mais serviços de saúde, com uma clareza das nossas prioridades. Informatização é fundamental. Nós temos muita resistência, mas vamos avançar na informatização. E prevenção e promoção de saúde, que é a ação que pode nos dar mais resultados de redução de custos e melhora de qualidade de vida para os cidadãos”.

REPÓRTER: Agora o objetivo do Ministério da Saúde é economizar ainda mais para poder aplicar os recursos na Atenção Básica, que é a prioridade do governo federal para este ano. O balanço foi realizado nesta terça-feira (28), durante o IV Fórum Saúde do Brasil: transparência e prevenção, em São Paulo. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.