GESSO: Saiba os cuidados que o paciente deve ter para o sucesso do tratamento

O gesso é utilizado na maioria das imobilizações, mas para que o tratamento tenha sucesso, o paciente precisa seguir algumas recomendações importantes, como esperar o gesso secar e proteger o material com toalha e saco plástico na hora do banho

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02min11seg

REPÓRTER: O gesso é utilizado na maioria das imobilizações, tanto para colocar ossos quebrados no devido lugar, quanto para ajudar na cura de distensões musculares. Mas para que o tratamento tenha sucesso, o paciente precisa seguir algumas recomendações importantes, como esperar o gesso secar e proteger o material com toalha e saco plástico na hora do banho. Assim, não há risco de haver contato com a água. É o que explica o técnico de imobilização ortopédica do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Glauber Souza.

SONORA: técnico de imobilização ortopédica do Into – Glauber Souza

"Se for em membros inferiores, ele não poderá pisar, uns quatro a cinco dias seria o período ideal para ele começar a pisar porque o gesso estaria totalmente seco. A primeira preocupação se o gesso molhar é o sufocamento da pele e o próximo problema é o gesso perder a configuração dele, a rigidez, então, o tratamento não vai ser bem eficaz." 

REPÓRTER: O técnico de imobilização ortopédica do Into , Glauber Souza, também faz um alerta para os riscos de utilizar materiais pontiagudos no gesso

SONORA: técnico de imobilização ortopédica do Into – Glauber Souza

"Ele não poderá colocar materiais pontiagudos porque poderia haver futuras feridas dentro do gesso que poderiam criar grandes transtornos, causando assim uma perda do tratamento dele."

REPÓRTER: O bancário Fábio Lima conta que nas duas vezes em que colocou gesso nas pernas não seguiu as orientações médicas:

SONORA: bancário  - Fábio Lima

"Como a gente ficava incomodado, antes de completar o prazo que o médico solicitou eu pegava e por conta própria eu retirava o gesso, sem saber se já estava curado ou não, na forma caseira mesmo, com água, com faca, serrando o gesso foi em casa mesmo; não tinha aquela firmeza cem por cento, foi preciso fazer fisioterapia."

REPÓRTER: O paciente engessado deve procurar atendimento médico imediatamente se o gesso amolecer ou quebrar. Inchaço, palidez, dores fortes contínuas, dormência, formigamento e febre também podem ser sinais de que o tratamento com o gesso  não está sendo eficiente.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.