GARANHUNS (PE): Tocha olímpica chega a cidade nesta segunda-feira (30)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: Garanhuns recebe, nesta segunda-feira (30), o maior símbolo dos Jogos Olímpicos. A cidade é a primeira de Pernambuco a receber a tocha, que chega por volta de uma e meia da tarde. Para o professor de judô Carlos Tevano, o revezamento vai marcar um momento único na vida. O atleta será um dos 13 moradores a participar do revezamento do símbolo olímpico.
 
SONORA: Carlos Tevano, professor de judô
“A única coisa que faltava na minha vida era assistir a uma Olimpíada. Infelizmente não vou poder assistir aqui no Brasil, a condição financeira não dá. Mas tive o prazer, a felicidade, de ter sido contemplado como um dos condutores. E já que eu não pude ir a uma Olimpíada, ela veio até mim dessa forma”.
 
REPÓRTER:  A tocha será acesa às duas e meia da tarde, na Praça Tavares Correia, no Relógio das Flores. Depois disso, seguirá um trajeto pelas avenidas Rui Barbosa e Júlio Brasileiro, além das ruas 15 de Novembro, Dantas Barreto, Barão do Rio Branco, passando pela Avenida Santo Antônio. Após percorrer a rua Nilo Peçanha, o revezamento acaba na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.
 
A expectativa de Carlos Tevano para conduzir a tocha é grande. Para ele, o símbolo olímpico reforça a esperança no coração dos brasileiros.
 
SONORA: Carlos Tevano, professor de judô
“Eu acho que vem para acender essa vontade, essa esperança. O fogo olímpico representa a esperança de um futuro melhor, de muita garra, de muita vontade. Porque nós somos capazes de tudo, o povo brasileiro é capaz de tudo. É com essa energia do fogo que nós vamos tentar alavancar esse ‘Brasilzão’, que tanto a gente gosta e tem que respeitar”.
 
REPÓRTER: O estado de Pernambuco recebeu diversos investimentos do Ministério do Esporte. Foram mais de 54 milhões e meio de reais para a construção de Centros de Iniciação ao Esporte em 15 municípios. Além disso, 187 atletas pernambucanos, de modalidades olímpicas e paralímpicas, recebem recursos do Bolsa Atleta. Por ano, o benefício chega a dois milhões e meio de reais. Em relação ao Bolsa Pódio, são 504 mil reais para quatro atletas olímpicos e paralímpicos do estado. As federações pernambucanas de Judô, de Tiro com Arco e de Taekwondo também receberam recursos para a compra de equipamentos.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.