GARANHUNS (PE): Depósitos devem estar bem fechados para evitar focos do mosquito

Garanhuns tem mais de três mil 970 casos de Dengue, Chikungunya e Zika e a secretaria de Saúde pede que os moradores colaboremmais no combate ao mosquito. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Para proteger sua família de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, é preciso manter os cuidados em casa. Locais com água armazenada devem estar bem tampados. O mosquito transmissor gosta de colocar os ovos em locais com água parada. A coordenadora do programa da Dengue de Garanhuns, Cilene Sinhara, conta que uma das maiores preocupações no combate ao mosquito são lugares que precisam armazenar grande quantidade de água.
 
TEC/SONORA: Cilene Sinhara, coordenadora do programa da dengue de Garanhuns
“Justamente os depósitos que tem maior quantidade de água: depósitos de 500 mil litros, tanques. São vários fatores que a gente pode, na nossa casa, no nosso dia a dia, evitar que isso aconteça.”
 
LOC: Garanhuns tem mais de três mil 970 casos de Dengue, Chikungunya e Zika e a secretaria de Saúde pede que os moradores colaboremmais no combate ao mosquito. CilenaSinhara lembra que esse trabalho não é só dos agentes de saúde.
 
“Eles colocam toda a expectativa em cima do agente de endemias, em cima do governo. Mas eu acho que a conscientização da população, está faltando também.”
 
LOC: Em Garanhuns, 38 agentes de endemias visitam as casas dos moradores para eliminar focos do mosquito e evitar que mais pessoas fiquem  doentes no município. O agente de endemias, Ricardo Sobral, reforça que só vai ser possível vencer o mosquito se todos os moradores participarem.
 
TEC/SONORA: Ricardo Soares Sobral, agente de endemias
 
“É um serviço de enxugar gelo. É aos poucos mesmo que vai mudando a conscientização. Que eles (moradores) se conscientizem da gravidade do problema. Apesar de ser um mosquito pequeno, ele causa um dano muito grande para uma vida toda. A gente só vai conseguir mudar se todos conseguirem fazer. Andar pelo mesmo caminho.”

 

LOC: Você é fundamental para acabar com a mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika, viroses que deixam a pessoa de cama vários dias, sem conseguir se levantar para fazer nada. Faça a sua parte. Garanhuns conta com você nesse combate. Saiba mais na internet, no: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.