GARANHUNS (PE): 60 mil imóveis vão ser vistoriados, no combate ao Aedes, na cidade

Mutirões de limpeza contra o Aedes são realizados a cada dois meses

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  Garanhuns está em guerra contra o Aedes aegypti. Cerca de 300 agentes comunitários de saúde e de endemias estão nas ruas do município, identificando e eliminando criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Os profissionais também ensinam a população a evitar que o inseto nasça. A meta para a secretaria municipal de Saúde é que 60 mil imóveis sejam vistoriados. Em Garanhuns, as localidades com maior infestação do Aedes são Boa Vista e Cohab 2, onde a dona de casa, Maria Oliveira, de 35 anos, mora. Ela conta que já teve a casa vistoriada e relata que segue as orientações repassadas pelos agentes.
 
SONORA: Moradora da Cohab 2, Maria Oliveira.
 
“Eu tenho evitado manter as minhas plantas com água. Troquei todas por terra. E como eles me orientaram: ao abrir a caixa, tiro a água e em seguida já fecho. Não deixo mais nenhum bairro exposto.”
 
REPÓRTER: Garanhuns promove mutirões de limpeza para acabar com os criadouros do Aedes a cada dois meses. Esta semana, um carro fumacê vai passar por 22 bairros do município. Mas as ações de combate ao mosquito só vão ser completas se a população do município abrir as portas das casas para a visita dos agentes de combate, como ressalta o secretário municipal de Saúde, de Garanhuns, Alfredo de Góis.  
 
SONORA: secretário Municipal de Saúde, de Garanhuns, Alfredo de Góis.  
 
“Quero pedir à população de Garanhuns que receba o agente comunitário de saúde ou o agente de endemias. Que possam permitir que eles entrem em suas residências, para que eles possam ajudar na limpeza de suas casas ou na identificação de algum foco. Lembrando a população que a grande parte dos focos do mosquito está dentro das residências.”
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
REPÓRTER: A dica é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. Não há remédios, nem vacinas para a dengue, chikungunya e o Zika, por isso, a única forma de se proteger é acabar com o mosquito transmissor, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminho a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa que queira contribuir com o combate ao Aedes em Garanhuns pode ligar no telefone da secretaria municipal de Saúde. O número é: 3762-7024. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.