FRUTAL (MG): Cidade está em alerta para focos do mosquito há quatro anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC: Há quatro anos, Frutal está em estado de alerta para infestação de focos do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Isso é o que mostra levantamento do Ministério da Saúde, elaborado com dados da própria cidade. Do ano passado para cá, o índice de infestação subiu um ponto. Para controlar a infestação do mosquito, só há um jeito: a população se mobilizar e não deixar água acumulada. Você deve vistoriar sua casa pelo menos uma vez por semana. Segundo o ministro Ricardo Barros,  Ministério da Saúde instituiu sexta-feira como esse dia de combate ao mosquito transmissor.
 
TEC/SONORA:  Ricardo Barros, ministro da saúde
“Toda sexta-feira é dia de combate ao mosquito. Vamos identificar focos, mobilizar as escolas, para que final de cada aula motive os alunos a fazer vistoria em casa. As empresas escalarem voluntários para na sexta-feira buscar os focos na sede empresa, mas depende de cada brasileiro fazer sua parte. Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya”. 
 
LOC: O dia escolhido pelo ministério da Saúde é sexta-feira, mas se não der para você na sexta, tudo bem. O importante é tirar um dia na semana para verificar se na sua casa existem focos ou criadouros do mosquito. Faça sua parte! Para saber mais sobre o mosquito e as doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.