FREI GASPAR (MG): Município possui dois casos notificados e uma morte confirmada por Febre Amarela

Frei Gaspar é um dos municípios da região de Teófilo Otoni que está em estado de emergência para a Febre Amarela. Até o momento, dois casos foram notificados e uma morte confirmada. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Frei Gaspar é um dos municípios da região de Teófilo Otoni que está em estado de emergência para a Febre Amarela. Até o momento, dois casos foram notificados e uma morte confirmada. O Ministério da Saúde orienta a população que reside nessas regiões a procurar uma unidade de saúde imediatamente ao sentir sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A professora aposentada e moradora de Frei Gaspar, Jamara Alves de 62 anos, fala sobre como está o clima da cidade.
 
SONORA: Jamara Alves, professora aposentada e moradora de Frei Gaspar
“Assim, o pessoal está em pânico. Porque todo mundo correndo para tomar vacina, todo mundo preocupado porque a situação não está muito bonita não. A cidade está polvorosa, essas pessoas conhecem todo mundo aqui a cidade é pequena. Às vezes quando um vizinho tem febre ou está com algum problema que a gente relaciona a Febre, todo mundo fica preocupado. Ai acaba que daí Deus abençoa.”
 
REPÓRTER: A melhor forma de evitar a doença é a vacinação. De acordo com o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, já foram distribuídas mais de um milhão e meio de doses de vacinas em todo o estado. Jamara não tomou até o momento, pois a última vez da aplicação tem menos de dez anos. Apesar de haver vacina suficiente no município, Jamara relata as grandes filas.
 
SONORA: Jamara Alves, professora aposentada e moradora de Frei Gaspar
“Tem uma moça que trabalha aqui que já foi lá vacinar, mas a fila tá grande. Aí ela volta. Mas se esperar, vai ser vacinado. Porque o pessoal da zona rural tá vindo, principalmente na parte da manhã é lotado. É só um posto e por isso que o prefeito decretou que enquanto gente é pra ir vacinando.”
 
REPÓRTER: A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou na última quinta-feira, 23 mortes causadas pela Febre Amarela no estado. Até o momento, são 272 casos suspeitos da doença sendo que 47 já foram confirmados. Ao todo, 38 municípios têm casos notificados e confirmados. O Ministério da Saúde ressalta que pessoas que já tomaram duas doses da vacina ao longo da vida, não precisam receber novamente, pois são consideradas imunizadas.

 

Reportagem, Júlia Campos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.