FREDERICO WESTPHALEN (RS): Primeiros casos de Zika são confirmados no Rio Grande do Sul, um em Frederico

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: Frederico Westphalen continua em guerra contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e Zika. Agora essa luta está ainda mais intensa, porque a Secretaria de Saúde confirmou os dois primeiros casos de Zika contraídos dentro do Rio Grande do Sul. Um deles em Frederico Westphalen e outro em Santa Maria. A situação precisa de cautela porque em Frederico Westphalen é uma grávida que está doente. O vírus pode ser o responsável pelo nascimento de crianças com microcefalia e, por isso, a futura mamãe vai passar por um pré-natal diferenciado e monitorar o desenvolvimento do bebê, realizando todos os exames que precisar.  O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra como é importante que as mulheres tomem os cuidados necessários para engravidar.

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

Se quer engravidar faça um planejamento como em qualquer época. Fazer o pré-natal e o planejamento da gravidez. No momento em que nós estamos vivendo, que há uma epidemia de zika, que causa microcefalia, uma enfermidade da mais alta gravidade. Tomem todas as preocupações possíveis e imagináveis. Não pode ter descuido de nada”.

REPÓRTER:  Também foram confirmados outros três casos importados de Zika. Isso significa que as pessoas pegaram a doença fora do estado. Com os novos registros, agora são seis pessoas com Zika no Rio Grande do Sul.  É importante lembrar que o jeito mais seguro de não pegar nenhuma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é não deixar com que ele nasça. Por isso, a recomendação é que cada família reserve 15 minutos, por semana, para acabar com todos os focos do mosquito de dentro de casa. Mais informações sobre como combater o Aedes podem ser encontradas na internet. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.