FOZ DO IGUAÇU (PR): Cidade registra mais de cinco mil casos de dengue e deve priorizar combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Foz do Iguaçu não está dando trégua na luta contra o Aedes aegypti. O município é considerado prioritário pelo Ministério da Saúde, por causa da grande infestação do mosquito, transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika. Até agora, cerca de cinco mil e 600 pessoas da cidade foram confirmadas com a doença. O número é considerado alto em relação ao número de habitantes de Foz do Iguaçu: 460 mil. É por isso que, em toda a cidade, mais de 140 agentes comunitários de saúde e endemias visitam diariamente os lares da população para orientar e ajudar a exterminar os criadouros do Aedes.  O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, pede que todos os moradores colaborem na guerra contra o mosquito e abram as portas de casa para que a vistoria seja feita.
 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
“Precisamos fortalecer as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
 
REPÓRTER: Os bairros de Portumeira, Jardim Jupira e Vila Portes são os que apresentam o maior índice de infestação do mosquito. E não é só a dengue que está deixando a população alerta. Até agora, 67 casos de Zika estão sendo investigados no município. O vírus é motivo de preocupação principalmente para as mulheres que vão ser mães, já que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. Por isso, atenção: além de receber os profissionais de combate ao Aedes aegypti, a recomendação é a de que você escolha um dia da semana para acabar com os possíveis criadouros do inseto de dentro de casa, como lembra a coordenadora do Programa de Combate à Dengue do Paraná, Themis Buchmann
 
SONORA: Themis Buchmann, coordenadora estadual do Programa de Combate à Dengue
 
“A gente precisa, mais do que nunca, reforçar o combate com todos os atores envolvidos. A responsabilidade é nossa e de todos nós. Nós, do poder público, e nós, cidadãos, nas nossas casas. A gente precisa cuidar da nossa casa”.
 
REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.