FOZ DO IGUAÇU (PR): Ação contra o Aedes,conta com 50 novos agentes de endemias, no município

Nesta semana, 50 novos agentes comunitários de endemias já estão realizando visitas domiciliares em Foz do Iguaçú. Ao todo, mais de 400 agentes comunitários vão realizar o LIRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Nesta semana, 50 novos agentes comunitários de endemias já estão realizando visitas domiciliares em Foz do Iguaçu. Ao todo, mais de 400 agentes comunitários vão realizar o LIRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti. O levantamento é um registro de informações relacionadas, como por exemplo, a quantidade de criadouros encontrados, quais criadouros são mais favoráveis na região, se existe casos notificados de dengue, chikungynya e Zika entre outros. Os agentes vão vistoriar os 100 mil imóveis nos em 290 bairros de Foz do Iguaçu. Vera mora em Niterói, bairro com alta infestação do Aedes. Ela diz que sempre aprende a cuidar melhor de casa e evitar focos do mosquito durante a visita dos agentes comunitários.
 
SONORA: moradora, Vera Oliveira
 
“Importante a visita deles, porque eles entendem melhor do problema que está acontecendo na nossa cidade e daí eles dão uma orientação boa para a gente também tomar cuidado com planta, com vasilha que acumula água. E a gente já está aprendendo e tomando os cuidados da gente também, em casa.”
 
REPÓRTER: Em Foz do Iguaçú, outras localidades estão entre os bairros com alto número de infestação do Aedes, como Portumeira, Jardim Jupira e Vila Portes. Segundo o coordenador do programa de combate a vetores, William Gomes, a maior preocupação no município é o lixo armazenado dentro de casa. Ele explica que, mesmo colaborando com as visitas domiciliares, o morador também devem fazer a vistoria em sua casa.
 
SONORA: coordenador do programa de combate a vetores, William Gomes
 
“Nosso maior problema é o lixo doméstico. Nós pedimos que o morador faça sua vistoria no seu imóvel, no mínimo, três vezes por semana. Olhar desde uma folha que estiver acumulando água, uma tampinha de garrafa, calha, banheiro em desuso, verifique ralo, atrás da geladeira, caixa d’água. Que não espere o agente chegar na sua residência para ele fazer uma vistoria. Faça a vistoria e elimine os criadouros.”
 
REPÓRTER: A recomendação do Ministério daSaúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que o combate ao Aedes dever ser rotineiro e não pode parar.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Para solicitar a limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios, o morador de Foz do Iguaçú pode ligar para o número 3524 5965. Saiba mais sobre dengue, chikungynya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.