FORTALEZA (CE): Metade dos imóveis já receberam visita dos agentes de combate ao Aedes

280 militares do Exército também estão nas ruas da capital eliminando os focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Todas as 27 capitais do país estão mobilizadas no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Em todo município de Fortaleza, cerca de 50 por cento dos imóveis já foram vistoriados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. No estado do Ceará, Mais de dois milhões de imóveis alvos da ação foram vistoriados, segundo levantamento do Ministério da Saúde.
De um milhão e 100 imóveis registrados em Fortaleza, cerca de 550 mil já receberam a visita dos profissionais. A Capital cearense conta com dois mil e 600 agentes comunitários de saúde e mil e 600 agentes comunitários de endemias, para realizar as visitas e orientar a população sobre o risco das doenças que o mosquito pode transmitir. Cerca de 280 Militares do Exército também estão nas ruas da capital eliminando os focos do Aedes. A operadora de caixa, Zilar Cavalcante, moradora do bairro José Walter, um dos mais afetados pela infestação do mosquito, já teve a visita dos agentes. Ela elogia o trabalho dos profissionais, afirmando que muitas pessoas não conhecem o procedimento correto e eles dão todas as informações para combater o mosquito.
As ações para combater o Aedes em Fortaleza contam ainda com as escolas públicas e particulares. Além disso, carros fumacês e agentes com borrifadores estão percorrendo todo município. Mas, os moradores devem facilitar a entrada dos agentes nas residências e desenvolver as práticas de combate ao Aedes de forma rotineira.
A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes, já que 70 por cento da população do mosquito nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Com colaboração de Augusto Aguiar, reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.