FLORIANÓPOLIS (SC): Vigilantes Mirins ajudam na conscientização dos pequenos na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: A Secretaria de Educação de Florianópolis tem desenvolvido campanhas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. As ações que estão sendo feitas em escolas visam à conscientização de toda a população, que atualmente tem sofrido apenas com o vírus da Dengue. Segundo o coordenador de Prevenção da Secretaria de Educação, Charles Schinor, um projeto bem interessante realizado é o Vigilante Mirim. Ele basicamente consiste em fazer com que os pequenos saibam dos riscos que o mosquito pode trazer à saúde e ajudar cada vez mais dentro e fora de casa. Charles conta um pouco mais sobre a iniciativa.

 TEC/SONORA: Charles Schinor, Coordenador de Prevenção da Secretaria da Educação de Florianópolis.

 “Pontualmente sobre Dengue, Zika e Chikungunya, são as nossas intervenções através do projeto Vigilantes Mirins. Profissionais tanto da saúde quanto da educação visitam as unidades escolares, formando turmas para que eles se tornem multiplicadores nas suas residências sobre esses assuntos. Não só em casa, mas também em sua comunidade, no ambiente em que ele frequenta. Todo ambiente que ele vá observar algum foco ele chame um adulto, pai ou responsável, para poder chamar um órgão responsável”.

 LOC: Além desse projeto, a Secretaria de Educação promove também reuniões de pais e professores para aumentar o conhecimento da família com relação às três doenças - Dengue, Zika e Chikungunya. Sobre os Vigilantes Mirins, o coordenador de prevenção afirma que o trabalho desenvolvido tem correspondido e apresentado resultados satisfatórios, pelo modo que o conhecimento chega às crianças que participam do projeto e a forma que elas repassam o que aprenderam.

TEC/SONORA: Charles Schinor, Coordenador de Prevenção da Secretaria de Educação de Florianópolis.

  “Quando a gente chega numa escola, seja ela de educação infantil, com crianças de cinco, quatro anos de idade e apresentamos as palavras Dengue, Zika ou Chikungunya, essa criança quase que nos dá uma aula sobre o assunto. Elas nos surpreendem com informações e quando nós retornamos a esta escola, elas já trazem novas informações e dúvidas mais complexas, e isso prova que houve uma conscientização”.

 LOC: O projeto Vigilante Mirim é apenas mais um incentivo para os pequenos cidadãos. Fique atento, faça a sua parte e cuidado com os locais propícios para o mosquito se proliferar. Lixos, pratos de plantas molhados, garrafas destampadas. Verifique sempre e é claro, não se esqueça de realizar a sua faxina semanal para o melhor desempenho no combate ao mosquito.

Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.