FLORIANÓPOLIS (SC): Palestras promovidas pela Secretaria de Educação ajudam no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Florianópolis segue cuidando dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya de formas criativas com a geração de mais novos projetos da região. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, esses projetos de conscientização em escolas, sobre os cuidados necessários com o mosquito, são feitos desde 2015. As iniciativas da portaria são realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.

Com isso, o coordenador de Prevenção da Secretaria de Educação de Florianópolis, Charles Schinor, fala que as intervenções podem ser feitas por palestras são incentivadas para cada assunto em específico, seja para crianças em escolas, ou para a população adulta.

 TEC/SONORA: Charles Schinor, coordenador de Prevenção da Secretaria da Educação de Florianópolis.

“São feitas palestras, tanto pela Saúde quanto pela Educação. Dependendo do público, como por exemplo, se é um público mais voltado para a área da saúde, com algum foco em biologia, a gente busca um profissional com formação em vigilância para dar uma palestra. Se for mais voltada para comunidade, famílias, as quais as perguntas vão ser um pouco mais tranquilas, os nossos próprios educadores vão fazer essa intervenção, essas conversas”.

 LOC: É importante também o cuidado com os sintomas. Caso você já tenha sentido no mínimo dois sintomas, como febre, dores de cabeça, náuseas, dentre outros mais, vá à unidade de saúde mais próxima de sua residência para, saber de fato, com que doença você está lidando. Charles ainda faz um apelo aos moradores da capital a realizar ações simples no dia a dia, para que cada vez mais o combate ao mosquito seja mais eficaz.

TEC/SONORA: Charles Schinor, coordenador de Prevenção da Secretaria da Educação de Florianópolis.

  “Principalmente que as comunidades saibam que água parada ali é um risco evidente para eles. Questões simples como pratinhos de vasos, garrafas vazias, pneus, ações corriqueiras, cuidando de sua casa, cinco, 10 minutos por semana, é mais do que suficiente para a gente combater, ou tentar combater a altura do risco que o mosquito apresenta para nós.”

 LOC: Dengue, Zika e Chikungunya são doenças graves e, se não forem tratadas corretamente, podem levar a casos graves como óbito. Não deixe que o mosquito acabe com você. Realize semanalmente uma faxina semanal para tratar da melhor maneira possível os focos de onde ele pode se proliferar.

Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.