FIM DE FESTA: Saiba como desintoxicar o organismo depois dos excessos do final de ano

Panetone, rabanada, maionese, doces e bebida alcóolica.  Depois dos excessos das festas de final de ano, muitas pessoas decidem fazer dietas no inicio de janeiro para desintoxicar o organismo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Panetone, rabanada, maionese, doces e bebida alcóolica.  Depois dos excessos das festas de final de ano, muitas pessoas decidem fazer dietas no inicio de janeiro para desintoxicar o organismo. São as chamadas Dietas de Desintoxicação ou Dietas Detox. Mas para obter resultados positivos sem prejudicar a saúde é preciso procurar orientação de um especialista. É o que alerta o coordenador geral de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes.

SONORA: coordenador geral de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde – Eduardo Fernandes

"Nós orientamos que o ideal é consultar de fato um nutricionista, porque tem muita dieta detox que limitam a questão do consumo de carnes e se você não tiver pode desenvolver carência de certos nutrientes e alguns grupos de vitaminas e tudo mais. Então, existe um risco associado a isso, principalmente quando se trabalho em um ambiente de substituição de todas as alimentações por um determinado tipo de alimento que não vai ser capas de suprir todas as necessidades. O grande risco é cair em uma dieta que não supra a sua necessidade de nutrientes, porque o que se preconiza é uma dieta saudável como um todo e com a orientação do profissional vai ser mais fácil para as pessoas terem toda a diversidade que é necessária para uma dieta saudável."

REPÓRTER: A administradora Letícia Câmara da Silveira confessa que exagerou na alimentação no final de ano, mas conta que está disposta a desintoxicar o organismo.

 SONORA: administradora – Letícia Câmara da Silveira

"No final do ano, com festas, Ceia de Natal, Reveillon, a gente sempre se excede um pouco na alimentação. Então eu me excedi com a Ceia de Natal e agora, com o inicio do ano, eu estou procurando mudar o meu hábito alimentar e estou procurando comer alimentos mais saudáveis. Pretendo marcar uma consulta com uma nutricionista para ela preparar um cardápio saudável para mim, que inclua esse tipo dieta de desintoxicação. Hoje mesmo, eu já estou procurando receitas de sucos detox para desintoxicar o meu organismo e pretendo continuar pelos próximos meses com uma dieta para desintoxicação alimentar."

REPÓRTER: A nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Sueli Oliveira, dá dicas para aqueles que, assim como a Letícia, pretendem desintoxicar o organismo dos excessos do final do ano.

SONORA: nutricionista do Hospital Federal da Lagoa (RJ) – Sueli Oliveira

"Se a gente já está passando por uma recuperação de ter comido um pouco em excesso, muita gordura, muita fritura, normalmente no final do ano, então, é bom que a gente procure comer alimentos mais naturais nesse período pós as festas para poder ajudar o organismo a eliminar esse excesso de alimentos ruins. Priorizar alimentação à base de verduras, legumes, frutas, especialmente com casca. Aproveitar integralmente os alimentos. Mas para recuperar de uma maneira geral, bastante líquido, principalmente líquidos naturais: água de coco, sucos. Não é porque você vai consumir suco de fruta e alguma coisa mais natural, que vai ajudar a emagrecer. Na verdade é um conjunto de atitudes. A pessoa tem que ter muito cuidado na hora de optar por fazer esse tipo de dieta e sempre procurar uma orientação de nutricionista."

REPÓRTER: Para saber mais sobre alimentação saudável basta acessar o Guia Alimentar para a População Brasileira, disponível na página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.