FIM DE ANO: Excesso de sal e de alcool durante as ceias pode aumentar a pressão arterial

Durante as festas de fim de ano, as tentações à mesa aumentam. As ceias de Natal, por exemplo, são fartas e, muitas vezes, podem conter alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 1min38seg

REPÓRTER: Durante as festas de fim de ano, as tentações à mesa aumentam. As ceias de Natal, por exemplo, são fartas e, muitas vezes, podem conter alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas. Mas esses produtos em excesso representam grande risco à saúde, principalmente para aquelas que sofrem de hipertensão. A dica é do médico do Instituto Nacional de Cardiologia, vinculado ao Ministério da Saúde, Marcelo Assad:

SONORA: cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia - Marcelo Assad

"Que tenha a preocupação com relação a alimentos mais salgados. A gente lembra que o bacalhau é um prato habitual nessas comemorações de final de ano e ter aqueles cuidados mínimos para tentar desalgá-lo o máximo possível para evitar uma retenção na pressão arterial. O outro aspecto importante são as bebidas alcoólicas. Lembrar que o excesso delas contribui para o aumento da pressão arterial também."

REPÓRTER: A médica veterinária, Michelle Gomes, é hipertensa. Ela conta que sempre fica atenta aos alimentos que consome e durante as ceias de fim de ano não é diferente:

SONORA: médica veterinária – Michelle Gomes

"Em relação às comidas de ceia, quando eu percebo que está muito salgado, eu não como. Na minha família muita gente tem também pressão alta, então, geralmente, onde eu passo o Natal são lugares em que as pessoas também se preocupam com isso, não tem um alimento muito salgado. Bacalhau, geralmente, minha mãe evita."

REPÓRTER: A orientação do cardiologista, Marcelo Assad, é para que as pessoas prefiram alimentos naturais, como castanhas, frutas e saladas para manter a saúde do coração, durante as festas de fim de ano.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.