...FIES: Estudantes podem procurar Defensoria Pública até sexta-feira, dia 13
Tempo do áudio -
LOC/REPÓRTER: A Defensoria Pública do Pará recebe até sexta-feira, dia 13, denúncias de estudantes das instituições de ensino superior de Belém que não conseguem dar entrada no programa de Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES. O programa financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares.
Com a dificuldade no cadastro no sistema de financiamento, os alunos estão sendo obrigados pelas instituições a pagar a mensalidade enquanto o problema no site não é resolvido. O universitário Higor Palheta comenta a dificuldade em ingressar no sistema.
TEC/SONORA: Universitário Higor Palheta
“O alunos em sua organização realizaram essa manifestação pela preocupação que temos do Fies não está atendendo as nossas necessidades, as necessidades dos nossos colegas e nos preocupa muito a realidade, a situação de alguns estudantes que hoje pensam em abandonar o curso, em abandonar a instituição, em abandonar o seu sonho de uma graduação. E isso nos traz uma preocupação, porque acreditamos fielmente no direito que todos têm à educação”.
LOC/REPÓRTER: Para o atendimento na Defensoria os alunos devem levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, contrato da faculdade e o cadastro impresso do site do Fies. A Defensoria Pública do Pará vai emitir recomendação a todas as instituições de ensino superior. A intenção é auxiliar os estudantes com dificuldades no aditamento de contratos e evitar o constrangimento dos universitários. O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública está localizado na rua Padre Prudêncio, nº 150, no bairro do Comércio, em Belém.
Reportagem, Marcela Coelho