FEIRA DE SANTANA (BA): Município terá dia D de combate ao transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Vera Lúcia, auxiliar de serviços gerais
 “Quando eu cheguei do trabalho à noite, me bateu uma febre. Quando foi meia-noite, eu não levantava. Eu fiquei dois dias sem conseguir andar.Eu dormia com os braços abertos. Porque se eu dormisse com os braços encolhidos eu não esticava mais, porque endurecia e inchava. O meu marido dormia fora da cama, porque eu tinha que ficar com os braços abertos. Terrível até para dormir. Para virar de um lado para o outro, o meu marido quem me virava, porque eu não consegui nem virar.”
LOC: Histórias como a de Vera Lúcia, de 39 anos, que mora em Gabriela, são comuns em Feira de Santana. Ela é auxiliar de serviços gerais e sofreu muito, tanto comZika, quanto com Chikungunya. E é justamente para evitar que outras pessoas passem pelo o que ela passou, que a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Francisca Oliveira, convida toda a população para participar do Dia D de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya – uma campanha que vai ocorrer em várias cidades brasileiras e que é coordenada pelo Ministério da Saúde.
.TEC/SONORA: Francisca Oliveira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica
 “No dia 2 de novembro, nós vamos ter ações em alguns sinais nos bairros da João Durval, em frente à prefeitura. Venham todos. É o Dia Nacional de Mobilização, da prevenção contra o mosquito.”
 LOC: Em Feira de Santana, 106 pessoas tiveram Dengue e 115 estão com Chikungunya, segundo dados da prefeitura. Então, a população não pode ficar de braços cruzados. Acabar com o mosquito é tarefa de todo mundo, como lembra Francisca Oliveira. 
TEC/SONORA: Francisca Oliveira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica
“É importante que todas pessoas, independente da idade, se conscientizem sobre a importância de cada indivíduo no combate ao mosquito. Vamos fazer uma força-tarefa contra esse mosquito. Proteja a sua residência.”

 

 LOC: Cerca de 290 agentes de endemias fazem inspeções em casas, prédios e terrenos e ensinam os moradores a impedir que o mosquito se reproduza. Caso você queira tirar alguma dúvida ou informar sobre algum lugar onde há criadouro, ligue no número 0800 284-6656. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.