Data de publicação: 30 de Novembro de 2016, 19:25h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Um dos principais problemas para se combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika é quando há lixo acumulado. Aí, a coleta do lixo, que é um serviço de rotina, acaba virando ação fundamental. A Prefeitura faz a coleta de lixo nos 98 bairros do município. Fique atento quando um carro de som passar na sua rua anunciando o dia da coleta, que vai ser anunciado no rádio também. No dia que o caminhão for passar, deixe o lixo bem ensacado na calçada para ser recolhido, como pede a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Francisca Oliveira.
TEC/SONORA: Francisca Oliveira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica
“Coloque os lixos e os recipientes que armazenam água em sacos plásticos. Não deixe o mosquito nascer. Vamos proteger as nossas crianças. Feira de Santana conta com a ajuda de cada morador. Entre nessa luta.”
LOC: Se cada família colaborar e dedicar 15 minutos por semana para eliminar o mosquito transmissor, Feira de Santana ficará livre da Dengue, Zika e Chikungunya. Só quem já ficou doente sabe o quanto é ruim. Foi o que aconteceu com a auxiliar de serviços gerais, Vera Lúcia, de 49 anos. Ela mora no bairro da Gabriela e conta que sofreu muito quando pegou Dengue e Chikungunya.
TEC/SONORA: Vera Lúcia, auxiliar de serviços gerais
“Não andava e gritava de dor nas pernas. Fiquei toda inchada. Passei três meses inchada. Foi muito ruim, era o dia todo sentindo dor. Dor horrível, quase me mata. Até hoje eu sinto. Não dobro as pernas direito até hoje.
LOC: Em feiras de Santana, a localidade de Brasília e o Distrito de Maria Quitéria estão sofrendo por causa do transmissor. Se você que tirar alguma dúvida sobre Dengue, Zika e Chikungunya, ou quer informar ontem algum criadouro do mosquito, ligue no 0800 284 6656. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.