FEIJÓ (AC): Atenção meninas entre 11 e 13 anos de idade. Vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde

Município registra menos de 24% de vacinação nas meninas entre 11 e 13 anos de idade na segunda dose de imunização.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As meninas de Feijó se assustaram depois do episódio que aconteceu em São Paulo, onde 11 meninas reclamaram de efeitos colaterais da vacina contra o vírus HPV. Mesmo que os efeitos adversos não tenham nenhuma ligação com a vacina, a procura pela imunização no município de Feijó caiu. O município registra menos de 24% de vacinação das meninas entre 11 e 13 anos de idade na segunda dose de imunização. Por isso as adolescentes de Feijó que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV devem procurar as unidades de saúde do município o quanto antes, pois o câncer do colo do útero é a quarta doença que mais mata mulheres no Brasil. A Coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Verônica Soares, faz um convite para as jovens se vacinarem.

 
SONORA: Coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Verônica Soares.
 
“Convido as meninas e os pais para que tragam suas filhas para as unidades para tomarem a segunda vacina contra o HPV. Como já foi dito, é para prevenir o câncer do colo do útero e outras doenças mais”.
 
REPÓRTER: O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que a vacina é segura.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura”.
 
REPÓRTER: É importante lembrar a população de Feijó que após cinco anos da primeira aplicação, as meninas devem tomar a terceira dose da vacina contra o HPV. De acordo com o Ministério da Saúde, somente com as três doses a proteção vai estar completa. Feijó tem seis unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta-feira, entre oito da manhã às cinco da tarde. As meninas não podem esquecer de levar o cartão de vacinação ou um documento de identidade.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira. Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.