EXU (PE): Município tem baixo número de meninas entre 11 e 13 anos vacinadas contra HPV

Segunda dose da vacina contra HPV que previne contra câncer do colo do útero está disponível no posto de saúde da Rua Joaquim Ulisses, no centro da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas com idade entre 11 e 13 anos que moram na cidade de Exu precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. O município está com sete por cento da meta estabelecida pelo ministério da Saúde que é de 75 por cento. A vacina foi criada em 2006 e já tem mais de 170 milhões de doses aplicadas. O tratamento tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as mulheres já na adolescência.  
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível no posto de saúde da Ruas Joaquim Ulisses, no centro de Exu. Em janeiro, meninas a partir dos nove anos também devem ser vacinadas contra o vírus que causa o câncer do colo do útero. As doses são aplicadas de graça, a adolescente deve levar o cartão de vacina.
 
Reportagem, Rodrigo Santos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.