REPÓRTER: Nos dias 15 e 16 de maio, o ônibus do Museu sobre Rodas do Tribunal de Justiça do Pará – Uma História em Movimento esteve em frente ao prédio da Estácio-FAP, Faculdade do Pará, em Belém, durante os turnos da manhã, tarde e noite. Na ocasião, cerca de duzentas pessoas tiveram a oportunidade de visitarem a exposição permanente do Museu sobre Rodas. Segundo a historiadora Cacilda Pinto, coordenadora do Museu sobre Rodas, a ida da exposição à Estácio-FAP foi uma solicitação da direção da faculdade, durante a visita guiada ao Prédio-sede do TJPA, na Avenida Almirante Barroso. O projeto tem levado cidadania ao povo do Estado, como a explica historiadora Cacilda Pinto.
SONORA: Cacilda Pinto.
“Esse projeto pretende não somente contar a historia do Poder Judiciário no Estado do Pará, desde a sua fundação até os dias atuais, mas como também levar um pouco da cidadania para o povo do nosso estado.”
REPÓRTER: A exposição mostrou aos visitantes peças que fazem parte da memória do Tribunal de Justiça do Pará, relacionadas a processos judiciais, além de uma síntese sobre a história da Justiça no Brasil. A Estácio-FAP foi à primeira instituição de ensino superior de um grupo de inclui mais oito faculdades nas quais o Museu sobre Rodas – Uma História em Movimento vai apresentar a sua exposição itinerante no primeiro semestre deste ano em Belém.
Reportagem, Storni Jr.