EXCLUSIVO: Justiça libera todo recurso destinado para PF no ano para proteger investigações de Temer

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ministério da Justiça decidiu liberar, nesta terça-feira, todo o recurso que estava previsto para a Polícia Federal no ano. A medida foi tomada pelo ministro Eugênio Aragão para evitar que o possível novo governo de Michel Temer atrapalhe as operações da polícia, como a Lava Jato, por exemplo. Ao todo, o governo deve liberar cerca de 160 milhões de reais aos cofres da PF. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, conta que o dinheiro destinado para a PF é liberado aos poucos, de acordo com a vontade do governo. Ele lembra que uma forma de atrapalhar as ações da Polícia Federal é justamente o governo segurar o repasse de recursos para a corporação.   
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“A entrega do recurso, a entrega do dinheiro para a Polícia Federal, ela acontece mês a mês. E, é comum o governo Federal congelar o repasse. Sem dinheiro, ela não pode pagar a movimentação dos policiais que vão trabalhar nas operações e o governo, o ministério da Justiça vão repassar de imediato, nos próximos dias, todo o recurso, todo o dinheiro que a Polícia Federal poderia receber até o final do ano”.
 
REPÓRTER: Durante esta semana, em meio às negociações de Temer com partidos para a composição de um novo governo, o nome do advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira foi citado para assumir o ministério da Justiça. A possibilidade de Mariz assumir a pasta causou críticas, porque o advogado assinou, no começo deste ano, um manifesto contra a operação Lava Jato da Polícia Federal. O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, explica que o nome de Mariz também gerou desconfianças entre os delegados da PF.
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“Ele teria dado uma entrevista falando que a polícia não pode ter como prioridade o combate à corrupção e todos nós sabemos que a prioridade número um da Polícia Federal é o combate à corrupção. Então, ele começou muito mal. E também teria criticado um instrumento de investigação que é utilizado em todo mundo desenvolvido que é a delação premiada. Tanto a Lava Jato, ela é imprescindível para o país, como o instrumento da delação premiada é imprescindível para o país. E, as suas manifestações não foram bem recebidas”.  
 
REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal estão em campanha para que a autonomia administrativa e financeira da instituição seja aprovada no Congresso Nacional. O objetivo dos delegados é garantir que a polícia fique livre de interferências políticas com a desvinculação da corporação do ministério da Justiça. Saiba mais na internet, no endereço pecdapf.adpf.org.br.
 
Reportagem, Cristiano Carlos   

Receba nossos conteúdos em primeira mão.