EUCLIDES DA CUNHA (BA): Semana de combate ao Aedes vai realizar limpeza em município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Euclides da Cunha vai intensificar as ações do combate ao Aedes aegypti. Moradores da cidade vão receber nos dias 14, 15, 16, 17 e 18 deste mês, mutirões de limpeza e visitas reforçadas de agentes de combate ao mosquito aos imóveis de todo município. Elenice Macedo é balconista e mora no centro da cidade. Ela se preocupa com a situação de infestação do Aedes, e acha importante ter a ajuda dos agentes de saúde para acabar com os focos do mosquito.

SONORA: Elenice Macedo, balconista

“Porque às vezes gente pensa que está tudo ‘okay’. E eles sempre acham alguma coisa, mas graças à Deus na minha não acharam. Às vezes é uma tampinha que está ali abandonada, um copinho que você pensa que não tem nada e eles olham tudo, vão em cada canto.”

 

SONORA: Além da semana de combate ao mosquito, em Euclides da Cunha, 90 agentes de saúde e endemias estão nas ruas diariamente realizando a vistoria aos imóveis da cidade. São quase 30 mil casas, na zona urbana e rural, que vão ser vistoriadas. Duda Macario, Dengo e Nova América são locais com muita infestação do mosquito. Os dados são da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica , Daniela Abreu, que explica que a maior dificuldade na luta contra o mosquito, acontece quando os agentes encontram casas fechadas. Ela faz um apelo à população.

SONORA: Daniela Abreu, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica

“Nós aqui do município de Euclides da Cunha, a gente pede, aos proprietários de casas que estão fechadas, que não têm moradores, terrenos de difícil acesso que também estão fechados, que por favor, esses proprietários procurem a Secretaria de Saúde, pra que a gente possa agendar a visita a esses domicílios, a esses terrenos fechados”

 

REPÓRTER: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 156 casos de dengue, 49 casos de chikungunya e 78 casos de Zika estão sendo investigados na cidade. A maneira mais eficaz de se proteger contra todas as doenças transmitidas pelo Aedes é não deixar o mosquito nascer. É o que lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Para agendar uma visita dos agentes de combate ao mosquito, ou realizar uma denúncia de um local que pode ser foco do mosquito, basta ligar para a Secretaria de Saúde, no número 3271 1803. O Ministério da Saúde recomenda que cada família reserve 15 minutos, por semana, para combater o mosquito. Saiba mais na Internet. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.