ESPORTE: Agência Mundial Antidopagem faz última auditoria no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem antes dos Jogos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Foi realizada, nesta quinta-feira, pela Agência Mundial Antidopagem (Wada) a última auditoria periódica no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que vai analisar amostras de urina e sangue dos atletas participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. O LBCD faz parte do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, o LADETEC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O laboratório de controle de dopagem foi reacreditado pela Wada, em maio de 2015, após ter perdido a certificação em 2013, por conta de defasagem de equipamentos. A reacreditação do LBCD foi resultado de um investimento de 106 milhões de reais do Ministério do Esporte e de 28 milhões de reais do Ministério da Educação que juntos financiaram a construção da nova sede do laboratório, na UFRJ. De acordo com Francisco Radler, coordenador do LADETEC e diretor do LBCD, o laboratório está preparado para receber e realizar os exames para controle de doping durante os Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio2016.

SONORA: Francisco Radler, coordenador do LADETEC e diretor do LBCD
”Hoje nos temos todos os testes necessários para os Jogos olímpicos já implantados no laboratório. Todos eles já estão sendo exercitados nos eventos testes. E, não só nos eventos testes e também já controlando o doping, a antidopagem no esporte brasileiro. A nossa expectativa, hoje, em relação aos jogos é de estar realmente na fronteira do conhecimento, do combate ao controle de dopagem e eu diria que nos temos tudo para estarmos nessa situação.”

REPÓRTER: O ministro substituto do Esporte, Marco Aurélio Klein, que também é Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem esteve no laboratório durante a visita dos técnicos da Agência Mundial Antidopagem. De acordo com ele, os avaliadores saíram satisfeitos com a estrutura do LBCD.

SONORA: Marco Aurélio Klein, ministro substituto do Esporte
“De modo que foi com grande alegria, com grande felicidade. Nós vimos um progresso muito grande nos acabamentos, nos pequenos detalhes agora. E essa foi a impressão dos técnicos e especialistas da Agência Mundial Antidopagem que cumpriram hoje o segundo programa de visitas, o último da serie que eles estavam fazendo, já com relação aos aspectos voltados mesmo ao esporte olímpico.”

REPÓRTER: A reacreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem era especialmente importante por conta da realização dos Jogos Olímpicos Rio2016, uma vez que durante a Copa do Mundo de 2014 os exames antidoping precisaram ser feitos em Lausanne, na Suíça, por não haver infraestrutura adequada no Brasil.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.