ESPÍRITO SANTO: Grávidas da região Sul do estado ganham ambulatório para suspeita de Zika

Vírus pode causar microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As grávidas com suspeita de estarem contaminadas pelo vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti vão poder se consultar a partir dessa semana em um ambulatório especializado para esses casos. A preocupação com o vírus Zika, principalmente em futuras mães, é explicada por ser um dos causadores de microcefalia. O neurocirurgião Cid Carvalhaes explica o que é a microcefalia.
 
SONORA: Cid Carvalhaes - neurocirurgião
 “O crânio- desenvolve pouco e, por consequência, o cérebro também desenvolve pouco. E a criança nasce com a cabeça pequena. Isso faz com que ‘aperte’ o cérebro, e o cérebro tenha dificuldade de crescer.”
 
REPÓRTER: A unidade está no prédio da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Além das grávidas do próprio município, o ambulatório ficará responsável pelas gestantes em situação de risco que moram em Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta. Para se proteger não só do vírus Zika, mas também da chicungunya e da dengue, é necessária uma rotina de cuidados em casa, eliminando possíveis criadouros do mosquito, como explica o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”
 
REPÓRTER: As grávidas que apresentarem sintomas do vírus devem procurar as unidades básicas de saúde. Se o quadro for determinado como de risco, devem ir até a unidade especializada, na Rua Cariri, no bairro Aquidaban em Cachoeiro do Itapemirim. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.