ESPÍRITO SANTO: Estado teme retorno de epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika

Doenças ligadas ao mosquito tendem a crescer com a chegada do verão

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A aproximação do período de chuvas e temperaturas altas traz ao Espírito Santo uma velha preocupação, com novos desdobramentos. As condições são ideais para a reprodução do mosquito transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika. E é aí que você precisa ficar atento. De acordo com a secretaria estadual de saúde, houve uma diminuição na quantidade de casos notificados no estado durante o período de seca. Para manter o índice baixo, deve-se impedir a multiplicação dos mosquitos. A gerente estadual de vigilância em saúde, Gilsa Rodrigues diz o que fazer.

SONORA: Gilsa Rodrigues – gerente de vigilância em saúde

“Acompanhar a visita do agente e realmente trabalhar junto com ele no sentido de proteger o seu ambiente de viver. E também pedir para esta mesma população que eleja um dia na semana, um dia fixo, para que ele, junto com seus familiares, façam uma vistoria, uma inspeção, que dura de dez a quinze minutos, nada mais do que isso. O objetivo mesmo é deixar essa casa livre do mosquito.”

LOC: Só neste ano, o número de casos suspeitos de Dengue ultrapassou os 51 mil. Mais de dois mil e 800 casos suspeitos do vírus Zika e 381 de febre Chikungunya também foram contabilizados. 205 casos suspeitos de microcefalia, doença que atinge bebês de mães infectadas pelo vírus Zika, foram registrados, 31 deles confirmados. O sul do estado é que apresenta uma maior quantidade de casos atualmente. Vitória sempre recebe uma atenção especial das autoridades por conta do histórico. O aposentado Manoel Mendonça do Nascimento, de 67 anos, morador da capital, já foi vítima da Dengue duas vezes, em 2013 e 2015. A esposa também já foi infectada. Ele conta o que fez quando sentiu o quadro de saúde complicar.

SONORA: Manoel Mendonça, aposentado

“A gente vê pela tela da televisão os sintomas. Mas quando apareceu pela primeira vez eu não me dei conta do que era, a não ser pelo cansaço e pela dor na vista intensa. Mas ai eu me preocupei porque já estava no segundo dia e começou na intensificar as dores.”

LOC: Ao todo, o Espírito Santo conta com mais de 1200 agentes de endemias no combate ao mosquito transmissor da Dengue, vírus Zika e Chikungunya. Abra as portas da sua casa para eles e entre na batalha contra esse vetor porque essa luta também é sua. Para saber mais, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.