ESPÍRITO SANTO: Estado registra mais de 24 mil notificações de casos dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ESPÍRITO SANTO: Estado registra mais de 24 mil notificações de casos dengue

REPÓRTER: A dengue tem preocupado os moradores de Espírito Santo. Até dia 2 de abril, foram notificados 24mil 668 casos da doença no estado. Esse número mostra um aumento preocupante de mais de 800% em relação a 2015, quando foram feitas três mil e 24 notificações. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, dia 26, pelo Ministério da Saúde.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela febre chikungunya e pelo vírus Zika. É uma doença que tem tratamento, mas, nos casos mais graves pode levar à morte. O diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica os sintomas da doença.

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“Dengue, que é nossa velha conhecida, tem como marcas características: dor de cabeça muito forte, especialmente atrás dos olhos, febre alta e dores no corpo inteiro. Em geral, dores muito fortes no corpo inteiro.” 

REPÓRTER: Para atuar no combate ao Aedes aegypti, o Espírito Santo conta com cerca de mil 200 agentes de endemias. Esses profissionais atuam junto à população, ensinando como se prevenir e se proteger do inseto. Além disso, eles fazem vistas à residências, imóveis comerciais e terrenos baldios para identificar e eliminar focos do mosquito. A gerente de Vigilância em Saúde estadual, Gilsa Rodrigues, destaca a importância de permitir a vistoria dos profissionais da saúde.

SONORA: Gilsa Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde

“O agente na sua casa é proteção para você, sua família e sua vizinhança como um todo. Receba bem o agente, participe da visita, porque nós precisamos evitar óbitos por dengue, casos de microcefalia por causa da Zika e chikungunya”.

REPÓRTER: Todos podem ajudar a combater o mosquito. Além de receber os agentes em casa, é importante ficar atento às formas de combate ao inseto. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você escolha um dia da semana para acabar com os criadouros que possam existir dentro da sua casa.

Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito, acesse: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Gabriel Veras

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.