ESPÍRITO SANTO: Estado receberá mais de 3 milhões de reais para reforçar combate ao mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

LOC.: O Ministério da Saúde vai repassar mais de três milhões de reais para o Espírito Santo. O objetivo é reforçar o combate ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya nos 78 municípios do estado. O ministério informou que a quantia será paga em duas parcelas: a primeira, de mais de um milhão e 900 mil reais, e a segunda, de mais de um milhão e 200 mil no segundo semestre. Mas para que o estado receba a segunda parcela, os municípios deverão cumprir algumas exigências. Uma delas é a de que as prefeituras apresentem levantamentos com relação a infestação do mosquito na região. 


A gerente de Vigilância em Saúde do estado, Gilsa Rodrigues, reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito.

 

TEC/SONORA: Gilsa Rodrigues, gerente de vigilância em saúde

“A orientação da secretaria estadual de saúde é de que elejam um dia fixo na semana, para fazer essa busca, por focos e criadouros do mosquito . Nós estamos travando um guerra contra esse mosquito, e essa guerra precisa ser lutada por todos nós. Já que nenhum de nós está livre de pegar uma dessas doenças, ter sequelas ou até morrer .”

 

LOC: Gilsa Rodrigues também destacou que é muito importante que as prefeituras façam o levantamento sobre o índice de infestação, porque com essas informações é mais fácil traçar as estratégias de combate ao mosquito, de acordo com a presença do inseto em cada município

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, em 2016 o Espírito Santo registrou mais de 50 mil casos suspeitos de Dengue, mais de dois mil de Zika e mais de 400 de Chikungunya. 

O modo mais eficaz de prevenção às três doenças é impedindo o nascimento do mosquito. No verão, com altas temperaturas e grande volume de chuvas, as condições para a reprodução do transmissor são perfeitas. 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.