ESPÍRITO SANTO: Especialista explica como doar sangue depois da vacinação contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Se você mora em alguma cidade do Espírito Santo onde não há casos notificados de febre amarela, pode fazer uma boa ação antes de receber a vacina contra a doença. É que as pessoas que têm a febre amarela na forma grave muitas vezes precisam receber transfusões de sangue. E só quem se vacinou a mais de 30 dias pode doar sangue. Por isso, você pode ajudar doando sangue antes de se vacinar. A hematologista e diretora do Hemocentro do Espírito Santo, Síbia Marcondes, explica que a febre amarela pode prejudicar os estoques de sangue no estado. 
 
TEC./SONORA: Síbia Marcondes, hematologista e diretora do Hemoes.
 
“Os casos graves de febre amarela necessitam de suporte de transfusão. Então nós temos um cenário em que nós temos uma doença em que a pessoa que se vacina não pode doar. E quem contrai a doença e apresenta a forma grave, precisa do sangue. Ou seja: aumentou aí uma demanda que a gente não tinha em relação ao uso de sangue no dia a dia dos hospitais.”
 
LOC.: De acordo com Síbia Marcondes, a região de Colatina é a mais afetada pela falta de estoque de sangue. Antes de a vacinação começar a ser intensificada, a média era de 50 bolsas doadas por dia. Agora, esse número caiu para apenas duas bolsas diárias. Mas existe uma solução para o problema do baixo volume de sangue nos estoques do Hemocentro do Espírito Santo. Síbia Marcondes explica os dois casos em que as pessoas que querem doar podem ajudar
 
TEC./SONORA: Síbia Marcondes, hematologista e diretora do Hemoes.
“A primeira delas é o que: nos locais onde não há casos notificados da doença, a orientação é que a pessoa venha fazer a doação de sangue e depois tome a vacina. Lembrando que, uma vez que a pessoa toma a vacina, ela vai ficar trinta dias sem poder doar. Nos lugares em que nós temos casos notificados da doença, então, a orientação é que gente só pode receber a doação daquela pessoa que comprovadamente já tomou a vacina contra a febre amarela há mais de 30 dias.”

 

LOC.: A única coisa que você não pode fazer é deixar de tomar a vacina, isso se você mora ou vai viajar para área onde há casos da doença. Por isso, é importante lembrar que a única forma de evitar que as pessoas peguem a doença é se vacinando. Se você tomou a vacina contra a febre amarela há mais de trinta dias, pode ficar tranquilo, porque já é totalmente seguro doar sangue. Saiba mais sobre a vacinação contra a febre amarela e sobre como você deve proceder para doar sangue no site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.