ESPÍRITO SANTO: Em Alfredo Chaves e municípios vizinhos, a maior parte da população já foi imunizada contra a febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os moradores de sessenta municípios do Espírito Santo estão sendo vacinados contra a Febre Amarela Silvestre. O vírus é transmitido por mosquitos que vivem nas matas. A área contínua de florestas entre os municípios mineiros que tiveram surto da doença, e que ficam na divisa com o Espírito Santo, fizeram com que o Ministério da Saúde e Secretaria estadual de Saúde realizassem um bloqueio para impedir o avanço da febre amarela em território capixaba. Vizinho de Guarapari, que recebe turistas de todo o Brasil, o município de Alfredo Chaves não tem praia,mas também atrai muita gente por causa das matas e cachoeiras. A cidade tem limites ao sul com Vargem Alta, Iconha e Rio Novo do Sul, e há muito movimento de moradores e turistas entre os quatro municípios. Em nenhum deles há registro de febre amarela, e para que continuem assim, todos devem se vacinar. Em Alfredo Chaves, cerca de setenta por cento da população já foi imunizada, como explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Daiana Luzia:

TEC./SONORA: Daiana Luzia, Coord. De Vigilância Epidemiológica de Alfredo Chaves (ES)

“Nosso município, ele começou a vacinar desde 26 de janeiro, nós temos 14 mil habitantes e já foram vacinadas 9.400 pessoas, ou seja, mais de 70% da população alvo já está imunizada contra a Febre Amarela. Lembrando que muitos também, muitos municípios vizinhos vieram até o nosso município para tomar vacina também. Gente de outro município que trabalha em Alfredo Chaves nós aplicamos vacina, pessoas de Vitoria, Vila Velha, que têm sítio, roça, casa aqui também, que ficam aqui finais de semana.”

LOC.: Quem ainda não foi vacinado precisa procurar a sala de vacina no Jardim do Cajá, das sete da manhã às três e meia da tarde, com intervalodo almoço das 11h ao meio-dia . Quem vive na zona rural deve procurar as unidades de saúde mais próximas ou ir até a unidade do centro. A secretaria de vigilância epidemiológica de Alfredo Chaves parte agora em busca das pessoas que não se vacinaram, como explica a CoordenadoraDaiana Luzia:

TEC./SONORA: Daiana Luzia, Coord. De Vigilância Epidemiológica de Alfredo Chaves (ES)


“Agora que nós atingimos um número grande de população vacinada, nós vamos partir para a busca ativa, ou seja, aquelas pessoas que não vacinaram ainda.” 

LOC.: A vacina é segura. Podem ocorrer dores de cabeça, no corpo, febre ou vômitos como reações normais, mas a maioria das pessoas toma a vacina e não sente nenhum problema. O jornalista Jorge Fiorin é morador de Alfredo Chaves e conta como foi o seu dia de vacinação:

TEC./SONORA: Jorge Fiorin – jornalista/morador de Alfredo Chaves (ES)

“Não teve muita fila porque realmente foi um dia tranquilo porque a Prefeitura de Alfredo Chaves, na qual eu trabalho, fez um esquema e foi uma vacina especial para o funcionalismo. Mas mesmo no Município, por ser um Município pequeno, foi uma vacinação tranquila. Está sendo, né! Foi tranquila, não teve nenhuma reação. Não teve dor local, nada. Foi tranquila a vacina. São dez anos de imunização, aí eu tomei agora, mas eununca tinha tomado não. Até agora eu não encontrei ninguém que reclamasse de alguma reação da vacina.“

LOC.: Para obter mais informações sobre a vacina contra a Febre-Amarela,visite o site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/febre-amarela

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.