ESPIGÃO D’OESTE (RO): Chegada das chuvas deixa moradores do município em alerta contra mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Secretaria Municipal de Saúde de Espigão d’Oeste contabiliza os casos da doença de acordo com o período de chuva. Dessa forma, de novembro do ano passado até junho deste ano foram 722 casos de Dengue na cidade. Agora, com o recomeço do período chuvoso, os cuidados com o mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika precisam ser maiores, como ressalta a secretária Laura Guedes.

TEC/SONORA: Laura Guedes, secretária municipal de Saúde de Espigão d’Oeste

“Não temos nenhum caso de Chikungunya no município, até o presente momento. A Dengue diminuiu muito, mas, é época de chuva, né? Nessa época, precisamos estar em eterna vigilância.”

 
LOC: A secretária lembra que, no município, existem campanhas de conscientização e limpeza de terrenos. Se todos os terrenos forem limpos e não tiverem nada que possa virar criadouro do mosquito, será possível tirar Espigão d’Oeste da taxa de risco de infestação. Isso ocorre toda vez que o número de casos registrados equivaler a pelo menos 1% da população. A secretária Laura Guedes lembra que boa parte da responsabilidade do combate ao mosquito está nas mãos da própria comunidade.

TEC/SONORA: Laura Guedes, Secretária Municipal de Saúde de Espigão d’Oeste
 
“A quê atribuir esse aumento? Eu acho que é um descuido da população. Enquanto a população não se conscientizar disso, que o trabalho começa por eles em casa, nós vamos sempre ter um surto de Dengue, não só em Rondônia, mas como no Brasil inteiro.”


LOC: A atendente de caixa Elaila Ferreira, de 18 anos, teve Dengue e acredita que pegou a doença dentro da própria casa.

TEC/SONORA: Elaila Ferreira, Atendente de caixa
 
“Eu acredito que dentro de casa, porque onde a gente morava tinha bastante árvore, e quando chovia acumulava água no fundo do quintal. Eu sentia fraqueza, não sentia fome, não tinha de comer, toda comida não me dava vontade de comer, eu rejeitava.”

LOC: Mesmo depois de curada, Elaila passou duas semanas com sequelas da Dengue. É bom lembrar que tanto a Dengue, quanto a Chikungunya e a Zika trazem consequências sérias para a vida das pessoas, entre elas a impossibilidade de trabalhar. Quer saber como se combate o mosquito? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a reprodução do mosquito. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.