ESCOLA: Judiciário visita alunos da Escola Manuela Freitas

REPÓRTER: O aluno Pablo Henrique, da oitava série, da Escola Municipal Manuela Freitas, em Belém, foi um dos estudantes que participou do projeto Judiciário vai à Escola, do Tribunal de Justiça do Pará. A ação levou os projetos Minha escola, meu refúgio; Chá Literário; e Museu sobre rodas, para os alunos, pais, professores e servidores da escola. Para Pablo, foi interessante conhecer sobre as leis e a história do judiciário através do projeto museu sobre rodas.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O aluno Pablo Henrique, da oitava série, da Escola Municipal Manuela Freitas, em Belém, foi um dos estudantes que participou do projeto Judiciário vai à Escola, do Tribunal de Justiça do Pará. A ação levou os projetos Minha escola, meu refúgio; Chá Literário; e Museu sobre rodas, para os alunos, pais, professores e servidores da escola. Para Pablo, foi interessante conhecer sobre as leis e a história do judiciário através do projeto museu sobre rodas.
 
SONORA: Aluno Pablo Henrique
“ Na verdade foi bastante interessante. É a primeira vez que eu participo de uma coisa assim no colégio. Aprendi um pouco sobre os juizados, algumas leis. Ainda agora teve uma simulação de como aconteceria se tivesse uma separação, com quem ficaria o filho, se era com o pai, se era com a mãe, aí foi bem interessante mesmo. Falamos sobre aquele martelinho, que não usam mais, sobre os primeiros juízes paraenses”.
 
 REPÓRTER: Na programação, os pais dos alunos assistiram à palestra do juiz Augusto César Cavalcante, da Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes, sobre abusos e violência sexual contra crianças e adolescentes. A dona de casa Helena Viana de Souza, mãe de uma aluna da escola, afirma que gostou da palestra.
SONORA: Helena Viana de Souza
 “É muito importante pra nós, mães, que se preocupam com os filhos. Eu me preocupo porque não tanto na escola, mas na rua, porque a gente vê tantos casos acontecendo. É muito boa a palestra, eu gostei. É muito bom. É muito importante mesmo a gente está por dentro de tudo o que acontece com os filhos da gente”.
 
REPÓRTER: O Chá Literário também fez parte da manhã dos alunos da escola. A escritora Bella Pinto conversou com os estudantes sobre um dos seus livros chamado Uerê, que conta sobre um personagem indígena. A escritora ressalta a importância de tratar as questões da Amazônia para crianças do ensino fundamental.  
 
SONORA: Escritora Bella Pinto
“Eu acho assim de grande importância trazer o escritor, trazer a nossa cultura, trazer a literatura paraense para dentro da escola. E dentre os livros que eu tenho, que eu tenho 10 livros escritos e editados existe esse chamado Uerê – pequeno guerreiro Pauxis, que fala sobre a cultura indígena e eu acho também de fundamental importância que as crianças e os adolescentes tenham o conhecimento das tribos que passaram por aqui pelo nosso estado que hoje já nem existem mais.
 
REPÓRTER: Na ação, um grupo de nove estudantes participou também de uma oficina de radiojornalismo, ministrada por profissionais da Web Rádio Jus do TJPA, fazendo a cobertura do evento, com entrevistas e textos.
 
Reportagem, Marcela Coelho 
 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.