ESCLEROSE MÚLTIPLA: Pacientes terão acesso a novo medicamento pelo SUS

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Os pacientes diagnosticados com esclerose múltipla terão uma nova opção de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento teriflunomida foi incorporado à rede pública pelo Ministério da Saúde. A novidade estará disponível em até 180 dias nas unidades de saúde do país e deve atender cerca de 12 mil pacientes que já são tratados pelo SUS, além dos novos casos diagnosticados. Essa é uma aquisição importante para ajudar os pacientes a terem melhor qualidade de vida, uma vez que a nova medicação, além de oferecer redução do avanço da doença com menores riscos aos pacientes, será o primeiro medicamento da primeira linha de cuidado, por via oral. Quem explica é a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, Vania Canuto.

SONORA: diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, Vania Canuto.

“Avaliamos a teriflunomida, que é um medicamento oral, em primeira linha. Ele é tomado uma vez ao dia, ou seja, melhora a comodidade posológica do paciente. E isso é muito importante em uma doença como esclerose múltipla porque ela é uma doença que se dá em surtos. Então o paciente tem que tomar o medicamento para se prevenir um surto. Então a adesão é fundamental nesse tipo de tratamento. E os medicamentos injetáveis que nós temos, já há mais de uma década no Brasil e no mundo, eles têm bastantes efeitos adversos e o paciente tem que ir várias vezes ao centro de saúde para poder se aplicar”.

REPÓRTER: A Esclerose múltipla é uma doença que agride o sistema nervoso central causando lesões cerebrais e medulares. Afeta usualmente adultos na faixa de 18 a 55 anos de idade e, no Brasil, a taxa de ocorrência da doença é de aproximadamente 15 casos por cada 100 mil habitantes. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.