ES: Moradores de Nova Venécia e municípios vivinhos precisam tomar a vacina contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Nova Venécia, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco e Vila Pavão estão entre os 60 municípios do Espírito Santo que precisam vacinar toda a população contra a febre amarela. A vacinação é uma medida preventiva para impedir o avanço da doença no estado. Embora essas cidades não tenham registrado casos de febre amarela, a vacinação é necessária por causa de alguns motivos. Nova Venécia, por exemplo, é o quarto município capixaba em tamanho e tem uma extensa área de matas e rodovias por onde transitam viajantes entre o Espírito Santo e Minas, estado que enfrenta um surto da doença, como explica o Coordenador de Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Nova Venécia, Gabriel da Silva.

TEC./SONORA: Gabriel da Silva- Coord. Vigilância Epidemiológica de Nova Venécia - ES.

“Tem a estrada estadual que passa aqui por dentro e que os mineiros pegam para ir para a área litorânea. No caso, tem a Guriri, Conceição da Barra, áreas que são bem procuradas pelos mineiros.”

LOC.: Segundo a Vigilância Epidemiológica de Nova Venécia, cerca de vinte e quatro mil pessoas já tomaram a vacina contra a febre amarela, quase metade da população do município de aproximadamente 50 mil habitantes. Para conseguir vacinar tanta gente, uma grande campanha foi realizada, de acordo com o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Gabriel da Silva:

TEC./SONORA: Gabriel da Silva- Coord. Vigilância Epidemiológica de Nova Venécia - ES.

“Foi no dia 02 de fevereiro, a gente recebeu e já no dia 6 a gente já iniciou a vacinação, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na zona rural foi prioritário fazer ‘casa a casa’, os agentes indo juntos com a equipe de vacinação para estar vacinando o máximo possível da população da zona rural. Não esperar tanto o morador ir até o posto, mas a gente ir até o morador. E na zona urbana, nos postos de saúde. E trabalhamos também no sábado e domingo, 11 e 12, no ginásio do esporte onde a gente vacinou também mais de seis mil doses”

LOC.: A vacinação em Nova Venécia está sendo feita em dois horários: oito às onze da manhã e de uma até as três da tarde. A unidade central, que tem tido muita procura, só atende de segunda à quarta-feira, mas você pode agendar a vacinação para a semana seguinte. A estudante Rayani Ramos Campo, de 27 anos, se vacinou na unidade central.

TEC/SONORA: Rayani Ramos Campo, estudante.

“Olha, todos da minha família, inclusive a namorada do meu irmão, a família dela e nenhum de nós tivemos reação. Teve fila, mas foi coisa pouca, o atendimento super rápido, bem atendido, sem problema algum”

LOC: O vírus da febre amarela é transmitido por mosquitos que vivem nas matas e chega primeiro à população rural. Por isso a vacinação em quem mora no campo é prioritária. Para mais informações, consulte o site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/febre-amarela
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.