Entenda o conceito e os benefícios do Veganismo

Este estilo de vida busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Você sabe a diferença entre Vegetarianismo e Veganismo? Quem dá mais detalhes é a advogada da ONG Frente de Ações pela Libertação Animal, Janaina Almeida.

"O vegetarianismo é só uma dieta, enquanto que o veganismo é todo um estilo de vida. O vegetarianismo é a dieta do vegano."

Segundo ela, o Veganismo é uma postural moral e ética que visa a libertação animal. Os veganos não consomem nenhum alimento de origem animal, não vestem roupas que tenha alguma composição animal, como couro, lã, seda e não utilizam cosméticos testados em animais.

"É uma dieta estritamente de vegetais, grãos, folhas, é todo um estilo de vida. Além da alimentação, vestuário, é a luta pela libertação animal. Porque nós somos contra a qualquer tipo de exploração, qualquer tipo de intervenção na vida dos animais. Porque eles possuem uma vida e deveriam gozar a vida livremente sem nenhuma intervenção."

Apesar de não haver um pesquisa oficial que aponte quantos veganos existem no Brasil, em 2012 o Ibope registrou que 8% da população é vegetariana, ou seja, mais de 15 milhões de pessoas. Se você tem vontade de se tornar um vegetariano ou vegano, é preciso buscar informações, e se possível, procurar o nutricionista para que exista uma adequação da alimentação com mais segurança. De acordo com o Ministério da Saúde, se alimentar de forma saudável traz maior disposição para realizar as atividades do dia a dia, além de a digestão ser mais rápida, pois com o  aumento do consumo de fibras,  o funcionamento do intestino melhora.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.