ENCONTRO: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas” será tema de 15ª Conferência

ENCONTRO: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas” será tema de 15ª Conferência

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio -  03'18''

REPÓRTER: A 15ª Conferência Nacional de Saúde vai ser realizada a partir do dia 23 de novembro de 2015, em Brasília. Com o tema: "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas" e o eixo: "Direito do Povo Brasileiro", o encontro vai ser coordenado pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde e presidido pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. De acordo com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, a conferência será a oportunidade para analisar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde.

SONORA: secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – André Bonifácio

"A conferência é um instrumento de preparação para um novo plano de saúde e para avaliação de um processo que está em curso. Ela é destinada a mobilizar a sociedade para que participe e apontar os rumos desse processo para os próximos quatro anos e discutir o SUS como um sistema voltado para garantir os direitos de cidadania do povo brasileiro e da melhoria da qualidade da atenção à saúde. Cada município brasileiro, conta com representação da sociedade local. Então, o cidadão que tenha o interesse de uma participação dessa precisa se mobilizar na busca desses espaços. E também a sociedade civil e as representações, podem e devem se organizar, no sentido de explorar e debater o destino do seu município."

REPÓRTER: O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, André Bonifácio, explicou também que a 15ª Conferência Nacional de Saúde será importante para ampliar o debate sobre  saúde pública com a sociedade.

SONORA: secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – André Bonifácio

"Nós estamos vivendo em um país que está mudando fortemente o seu padrão demográfico. Daqui a 20 , 30 anos, teremos uma população muito mais idosa, com muito mais necessidade de saúde. E precisamos pensar em um sistema que dê condições para a população e esse debate precisa ser feito com a sociedade. Esse conferência vai nortear um novo plano plurianual coadunado com o plano nacional de saúde e que vai reportar essa discussão para os planos estaduais e futuros planos municipais."

REPÓRTER: O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Antônio Carlos Nardi, participou da 14ª Conferência Nacional de Saúde , realizada em 2011.

SONORA: presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Antônio Carlos Nardi

"O que pudemos ver durante esses dias nessa Conferencia Nacional foi uma convergência para que nós possamos cada vez mais consolidar este que é um sistema que não existe no mundo igual e, é lógico, temos que melhorar, as propostas e reivindicações tem que todas elas convergir no sentido de que não polarizemos para questões específicas ou classistas, mas sim para o acesso, acolhimento e a qualidade da assistência à população brasileira."

REPÓRTER: A 15ª Conferência Nacional de Saúde, vai ser realizada no período de 23 a 26 de novembro de 2015. Já as etapas municipais e estaduais vão acontecer de 9 de abril a 30 de setembro de 2015. Para saber mais acesso o blog do Ministério da Saúde. O endereço é www.blog.saude.gov.br/ Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.