Data de publicação: 15 de Dezembro de 2014, 22:00h
Tempo de áudio - 03'18''
REPÓRTER: A 15ª Conferência Nacional de Saúde vai ser realizada a partir do dia 23 de novembro de 2015, em Brasília. Com o tema: "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas" e o eixo: "Direito do Povo Brasileiro", o encontro vai ser coordenado pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde e presidido pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. De acordo com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, a conferência será a oportunidade para analisar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde.
SONORA: secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde André Bonifácio
"A conferência é um instrumento de preparação para um novo plano de saúde e para avaliação de um processo que está em curso. Ela é destinada a mobilizar a sociedade para que participe e apontar os rumos desse processo para os próximos quatro anos e discutir o SUS como um sistema voltado para garantir os direitos de cidadania do povo brasileiro e da melhoria da qualidade da atenção à saúde. Cada município brasileiro, conta com representação da sociedade local. Então, o cidadão que tenha o interesse de uma participação dessa precisa se mobilizar na busca desses espaços. E também a sociedade civil e as representações, podem e devem se organizar, no sentido de explorar e debater o destino do seu município."
REPÓRTER: O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, André Bonifácio, explicou também que a 15ª Conferência Nacional de Saúde será importante para ampliar o debate sobre saúde a pública com a sociedade.
SONORA: secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde André Bonifácio
"Nós estamos vivendo em um país que está mudando fortemente o seu padrão demográfico. Daqui a 20 , 30 anos, teremos uma população muito mais idosa, com muito mais necessidade de saúde. E precisamos pensar em um sistema que dê condições para a população e esse debate precisa ser feito com a sociedade. Esse conferência vai nortear um novo plano plurianual coadunado com o plano nacional de saúde e que vai reportar essa discussão para os planos estaduais e futuros planos municipais."
REPÓRTER: O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Antônio Carlos Nardi, participou da 14ª Conferência Nacional de Saúde , realizada em 2011.
SONORA: presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Antônio Carlos Nardi
"O que pudemos ver nessa Conferencia Nacional foi uma convergência para que nós possamos cada vez mais consolidar este que é um sistema que não existe no mundo igual e, é lógico, temos que melhorar, as propostas e reivindicações tem que todas elas convergir no sentido de que não polarizemos para questões específicas ou classistas, mas sim para o acesso, acolhimento e a qualidade da assistência à população brasileira."
REPÓRTER: A 15ª Conferência Nacional de Saúde, vai ser realizada no período de 23 a 26 de novembro de 2015. Já as etapas municipais e estaduais vão acontecer de 9 de abril a 30 de setembro de 2015. Para saber mais acesso o blog do Ministério da Saúde. O endereço é www.blog.saude.gov.br/
Reportagem, Diane Lourenço
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev