LOC.: O Brasil registrou 34 mil e 200 novos empregos no mercado formal de trabalho no mês de maio. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho. Este é o segundo mês consecutivo em que há saldo positivo de postos de trabalho. O número representa um aumento de 0,09% em relação a abril.
Dos oito principais setores da economia, quatro tiveram desempenho positivo, com destaque para a Agropecuária, que gerou 46 mil novos postos de trabalho.
Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, estes resultados refletem a recuperação econômica pela qual o país passa.
TEC./SONORA: Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho.
"Isto é uma tendência que se consolida, dando sinalizações que a economia já tem apresentado resultados de recuperação e um dos sintomas, que é muito importante, de sinalização de recuperação econômica, é a geração de emprego."
LOC.: Outros setores que tiveram uma performance positiva foram: o de Serviços, com acréscimo de 1,9 mil postos; o da Indústria de Transformação, com 1,4 mil vagas; e o da Administração Pública, com aumento de 955 novas vagas.
A região que mais gerou empregos em maio foi o Sudeste, com destaque para Minas Gerais e São Paulo. A segunda região com maior crescimento no nível de emprego foi o Centro-Oeste, seguida do Nordeste.
Reportagem, Cintia Moreira