ELEIÇÕES 2016: Prefeitos são eleitos em 18 capitais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Dezoito capitais brasileiras decidiram neste domingo (30), durante o segundo turno das eleições, o nome do prefeito que comandará os respectivos municípios pelos próximos quatro anos.

No Rio de Janeiro, o candidato Marcelo Crivella (PRB) foi para comandar a Prefeitura da cidade, com 59,36% dos votos válidos. Seu adversário na disputa foi Marcelo Freixo (PSOL), que obteve 40,64% dos votos válidos.

Em Belo Horizonte, o ex-presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil (PHS) terminou o primeiro turno com 26,5% dos votos. Seu adversário, João Leite (PSDB), havia conquistado 33,4% dos votos. Neste domingo, Kalil terminou com 52,98% dos votos e João Leite ficou com 47,02%.

Os eleitores da capital do Espírito Santo, Vitória, reelegeram o atual prefeito Luciano (PPS). Ele recebeu 51,19% dos votos válidos. O outro concorrente, Amaro Neto (SD), obteve 48,81%.

Na região Sudeste apenas São Paulo não contou com segundo turno na capital.

Em Cuiabá, no Mato Grosso, o advogado Emanuel Pinheiro (PMDB) foi eleitocom 60,41% dos votos válidos. Ele venceu a disputa contra Wilson Santos, do PSDB, que obteve 39,59% dos votos.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o candidato Marquinhos Trad (PSD) foi eleito Com 58,77% dos votos válidos. Ele disputou o cargo com Rose Modesto (PSDB), que obteve 41,23% dos votos do eleitorado.

Já em Goiânia (GO) os eleitores elegeram o candidato Iris Rezende (PMDB). Eleito em segundo turno com 57,70% dos votos válidos, Iris derrotou Vanderlan (PSB), que recebeu 42,30% do votos.

Muitas reeleições nas capitais do Norte e Nordeste. Em Macapá, o prefeito Clécio, da Rede, foi reeleito com mais de 60% dos votos válidos, derrotando Gilvam Borges, do PMDB. Manaus também reelegeu seu atual gestor. Artur Virgilio, do PSDB, venceu Marcelo Ramos do PR com quase 56% dos votos.  Em Recife, Geraldo Julio do PSB também foi reeleito com 61,30% dos votos na disputa com João Paulo, do PT. Em Fortaleza, Roberto Cláudio, do PDT, vai permanecer como prefeito da cidade depois de vencer Capitão Wagner, do PR, que também concorria ao cargo. Roberto recebeu mais de 53% dos votos da cidade. Aracaju terá um novo prefeito, é o caso de Edvaldo Nogueira, do PCdoB, que venceu o candidato Valadres Filho, do PSB, com 52% dos votos.

Em Porto Alegre, quem levou a prefeitura foi o deputado federal Nelson Marchezan Júnior, do PSDB. O parlamentar venceu o atual vice-prefeito, Sebastião Melo, do PMDB, por 60,5 por cento dos votos, contra 39,5 por cento de Melo. É a primeira vez que o PSDB assume a prefeitura de Porto Alegre.
 
O candidato Gean Loureiro, do PMDB, foi eleito prefeito para capital catarinense, Florianópolis, com 50,26 por cento dos votos válidos. Sua adversária na disputa em segundo turno foi Angela Regina Heinzen, do PP, que 49,74 por cento dos votos válidos.
 
Em Curitiba, os eleitores escolheram Rafael Greca, do PMN, para a prefeitura da capital. Greca obteve 53,25 por cento dos votos válidos, contra 46,75 por cento de seu adversário, Ney Leprevost, do PSD.
 

 

Com a colaboração de Bruna Goularte e Raphael Costa, reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.