ELEIÇÕES 2016: Municípios paraenses podem ter segundo turno neste ano

Salvar imagem

REPÓRTER: Belém, Ananindeua e Santarém são os três municípios do Pará onde pode haver segundo turno nas eleições municipais para prefeito e vice. Os três estão na lista dos 92 municípios do país com mais de 200 mil eleitores, critério para a eleição suplementar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O primeiro turno para a escolha de prefeito e vice será em 2 de outubro. O segundo turno está marcado para 30 de outubro. A Constituição Federal estabelece que o segundo turno ocorre quando nenhum dos candidatos obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, aqueles dados exclusivamente aos candidatos que concorreram ao cargo. Nesse caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados.
 
Das 26 capitais dos estados, 25 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno em outubro. Não há eleições municipais no Distrito Federal e em Fernando de Noronha. Em Tocantins, não há municípios com mais de 200 mil eleitores. São Paulo é o estado com maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores, 28 no total. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 10 municípios.  A lista dos municípios com mais de 200 mil eleitores por estado está no site: www.tse.jus.br
 
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral, reportagem Thamyres Nicolau

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.