ELEIÇÕES 2016: Crimes eleitorais podem causar multas e até prisões

Multas podem chegar a até 53 mil reais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As eleições municipais acontecem neste domingo (2), e cerca de 144 milhões de eleitores devem ir às urnas para exercer o direito ao voto. No entanto, para que todos os eleitores consigam votar sem problemas, algumas regras neste período são necessárias e caso sejam descumpridas os envolvidos podem ser punidos e até presos.
 
De Acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, até o fim das votações, a concentração de grupos de pessoas com roupas e acessórios de determinados candidatos, partidos ou coligações próximo aos locais de votação está proibido  assim como o uso de alto-falantes e carreatas.
 
 A chamada boca de urna, quando pessoas tentam convencer o eleitor a escolher por determinado candidato é considerado crime. Oferecer alimentos e transportes para eleitores e a distribuição de qualquer tipo de propaganda eleitoral está proibido.
 
Usar celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer outro mecanismo que comprometa o sigilo dos votos também é ilegal.
 
Entre as punições estão pagamento de multas que variam de em torno de mil reais á mais de 53 mil reais, com a possibilidade de cassação do registro do candidato. Os envolvidos nos crimes eleitores também podem ficar presos de seis meses até seis anos dependendo da infração.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.