ELDORADO(MS):Vacina contra o vírus HPV está com baixa procura em Eldorado, adolescentes de 11 a 13 anos devem tomar a segunda dose

Meninas de 11 a 13 anos que moram na cidade de Eldorado precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas de 11 a 13 anos que moram na cidade de Eldorado precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. O município imunizou apenas 15 por cento das adolescentes. A meta do Ministério da saúde é de 75 por cento. Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que em 2015, 370 mulheres podem ser diagnosticadas com o câncer do colo do útero, apenas no Mato Grosso do Sul. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra a importância de se tomar as três doses da vacina.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível no posto de saúde, Porto Morumbi, na Rua Peru, no centro de Eldorado. Em janeiro, meninas a partir dos nove anos também devem ser vacinadas contra o vírus que causa o câncer do colo do útero. As doses são aplicadas de graça e a adolescente deve levar o cartão de vacina.

Reportagem, Rodrigo Santos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.