EDUCAÇÃO: Universidades vão ensinar negócios a micro e pequenos empreendedores

O programa passará por ajustes nos próximos 30 dias para ser aberto a todas as IES

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) vai promover qualificação e profissionalização de micro e pequenos empreendedores. É que foi lançado nessa quarta-feira (9), em Brasília (DF), um projeto piloto do programa Instituição Amiga do Empreendedor, que já conta com a adesão de nove instituições de ensino superior públicas e privadas, indicadas pelo MEC, que vão dar formação em negócios a esses profissionais.

Os ajustes ao programa serão feitos nos próximos 30 dias para que no dia 5 de outubro, data em que se comemora o Dia do Empreendedor, o projeto seja lançado para todas as instituições interessadas no Brasil.

O secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, explica como será a dinâmica.

“Estamos desenhando um conjunto de atividades que nos permitirá gerar as oportunidades para diferentes públicos, gerar também um comprometimento mais intenso das instituições, dos professores e dos estudantes, essencialmente sem custo para as instituições, porque se trata de atividades curriculares aquelas que vamos desempenhar, de qualquer forma.”

Uma das propostas do programa Instituição Amiga do Empreendedor é criar espaços dentro das instituições de ensino superior para a promoção de atividades que orientem e capacitem os micro e pequenos empreendimentos. A ideia é que os alunos possam oferecer consultoria a esses profissionais, supervisionados pelos professores.

O representante da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC, Fábio Silva, acredita que a iniciativa vai melhorar a visão de negócios dos participantes.

"Um dos maiores problemas enfrentados por quem busca empreender em nosso país é a falta de conhecimento acerca de elementos básicos, do ponto de vista da gestão do seu negócio, do ponto de vista do desenvolvimento do seu processo produtivo, do seu relacionamento com clientes e até formulação de preço de venda do seu produto, que é fundamental. Como que isso vai ser colocado em prática para que esses empreendedores tenham a noção do negócio que estão montando."

Entre os temas propostos para o espaço do empreendedor dentro das instituições de ensino superior, estão empreendedorismo, mercado, modelo de negócio, legislação, finanças e gestão.

Reportagem, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.